A apicigênese consiste na remoção, exclusivamente, da polpa inflamada de dentes permanentes jovens injuriados que apresentam vitalidade pulpar.
Os dentes com rizogênese incompleta são aqueles que apresentam o ápice parcialmente formado. Esses dentes quando atingidos podem resultar em necrose pulpar e paralisação no processo de formação radicular. Durante o tratamento é um grande desafio promover o fechamento do ápice que fora paralisado após o trauma.
Os epitélios interno e externo do órgão do esmalte formam a bainha epitelial de Hertwig na alça cervical, a qual se prolifera continuamente crescendo em direção apical para formação da raiz. ... Um dos motivos da interrupção é a presença de um vaso sanguíneo cruzando a direção de crescimento da bainha epitelial de Hertwig.
O tratamento tradicional da reabsorção externa que acomete o terço cervical da raiz consiste em sua exposição cirúrgica ou ortodôntica (2).
Radiograficamente, apresenta-se como uma área radiolúcida, simétrica, com margens nítidas, regulares e bem definidas, de formato arrredondado ou oval, variando no tamanho e na localização11. Na área da reabsorção o canal radicular perde seu contorno original14; podem ser encontradas formas ovais e assimétricas.