As células da teca são células somáticas presentes no folículo em desenvolvimento. Estas células situam-se externamente à camada de células da granulosa. Quando ocorre a ativação dos folículos, na fase secundaria do desenvolvimento, as células da teca são recrutadas para se diferenciarem.
A função do folículo consiste em proporcionar um ambiente ideal para a manutenção da viabilidade, bem como o crescimento e a maturação do oócito. ... O folículo ovariano consiste em um oócito envolvido por uma ou mais camadas de células foliculares, também conhecidas como células da granulosa.
As células da teca e as células foliculares vão exercer influência em um hormônio que é o LH (hormônio luteinizante).
O desenvolvimento folicular completo e a ovulação dependem do estímulo do ovário pelo hormônio FSH e LH, provenientes da hipófise. O eixo hipotálamo-hipófise-gonadal é responsável pela produção de hormônios gonadotróficos (FSH e LH) que dão inicio as mudanças cíclicas no ovário na puberdade.
A fase folicular: o período entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação. Estrogênio aumenta e assim o óvulo é preparado para ser liberado. A fase proliferativa: depois da menstruação, o tecido uterino se reconstrói. Ovulação: a liberação do óvulo do ovário, no meio do ciclo.
3.
A mulher nasce com uma quantidade determinada de folículos nos 2 ovários e, ao longo da vida, essa quantidade vai sendo consumida por um processo de atresia ou recrutamento para ovulação. ... Nos anos reprodutivos, a mulher consome cerca de 30 folículos por dia, ou cerca de 900 folículos por ciclo de 30 dias.
A ovulogênese é o processo de formação dos gametas femininos. ... Também chamada de ovogênese, a ovulogênese é o processo no qual ocorre a formação dos óvulos. Esse processo tem início antes do nascimento da mulher, ou seja, durante o seu desenvolvimento embrionário, mais ou menos no terceiro mês de sua vida intrauterina.
Características do ciclo estral O ciclo estral canino consiste em sucessivas fases recorrentes, que variam de quatro a cinco, dependendo dos autores (proestro, estro, metaestro/diestro e anestro).
O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Ele é observado durante o período que antecede a puberdade das fêmeas, na gestação e durante o pós-parto.
O ciclo estral é composto por quatro fases e ele tem duração de aproximadamente seis meses, ou seja, a cadela poderá entrar no cio (que é a fase de estro), duas vezes ao ano.
A gestação dura em média 114±3 dias, culminando com o nascimento dos leitões. Se não houver acasalamento, ou se este não resultar em fecundação, o cio repete-se de forma cíclica a cada 21 dias em média. O período entre dois cios consecutivos é denominado ciclo estral.
de 36 a 56 horas
Os sinais de interesse e de cio da fêmea são: - urinam com frequência; - perda de apetite; - vulva edemaciada e avermelhada; - secreção vaginal de muco denso, claro e de pouca quantidade.
A cadela é uma fêmea monoéstrica, isto é, exibe apenas um ciclo éstrico por época reprodutiva. O número anual de épocas reprodutivas depende sobretudo do genótipo (raça), variando entre 1 a 3 (em média 2).
As fêmeas poliéstricas são aquelas que apresentam vários ciclos no ano que se repetem ininterruptamente como por exemplo a vaca, a porca, a coelha, a rata e a cobaia.
Fêmeas monoéstricas: manifestam apenas 1 (um) cio a cada período de tempo. ... Fêmeas poliéstricas: manifestam mais de mm cio a cada período de tempo. Estacionais: égua, cabra, ovelha. Não-estacionais ou contínuas: vaca, porca.
O sinal mais visível o seu cão está ovulando é o sangramento vaginal, ou spotting, dentro de alguns dias, depois que ela entra no cio. O sangramento pode, inicialmente, ser leve, mas tornam-se cada vez mais pesado e vermelho escuro.
A duração média da fase é de 5 a 15 dias; Estro: é o período fértil da cadela. Nesta fase, ela se torna apta à inseminação, mostrando-se receptiva à monta e ao contato próximo dos machos.
O momento ideal é quando a fêmea já está há pelo menos dois dias sangrando. É nessa ocasião em que as cadelas ovulam e quando o corpo fica mais disposto a receber “convidados”, processo que pode durar uma semana. O animal estará mais receptivo após alguns dias, quando o sangramento for menor.
Como saber se a cadela cruzou ou não?
Na maioria das vezes, um acasalamento apenas é o suficiente para que a fêmea engravide, mas pode-se acasalar por duas ou três vezes, uma vez ao dia. Não é aconselhável cruzar a cadela nos dois primeiros cios, pois apesar de apta a engravidar, seu organismo ainda não atingiu a maturidade para que ela seja uma boa mãe.
Quando você conseguir incentivar um cachorro a cruzar, os animais vão ficar presos um no outro por volta de 20 minutos durante o acasalamento. De vez em quando, um fica de costas para o outro durante o ato. O macho tira as patas de cima da fêmea e passa uma pata traseira sobre as costas dela.
E a resposta é: Depende. A cadela pode ficar prenha na primeira vez, mas nem sempre isso ocorre até porque pode ser que a cruza em si nem aconteça.
Cadela que não pega cria tem que ter investigados os seus ovários. Também pode ser que o útero de sua mascote esteja anatomicamente comprometido, fatores hormonais e uso de medicações também precisam ser lembrados. Depois disso, três são as correntes que podem explicar por que a cadela não pega cria.
O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes. De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.
As cadelas podem engravidar quando ficam com o cio, o que acontece aproximadamente a cada oito meses. Este período fértil dura até três semanas. Tal como pode engravidar, durante este período, a sua cadela pode também envolver-se em brigas com machos, caso ainda não se sinta preparada para acasalar.
Ela ocorre entre 5 a 15 dias após o proestro. Nesse momento, alguns sintomas da fase anterior se tornam mais discretos, como é o caso do edema vulvar. Durante o estro, a cadela também deixa de apresentar secreções sanguinolentas. O cruzamento de cachorro pode ocorrer nessa fase, que pode durar de 3 a 15 dias.
Em geral, o cruzamento dos cães costuma durar cerca de 30 minutos, embora alguns cães terminem em 20 e outros possam levar até 60.
Se quiser um cruzamento natural, os dois cachorros precisam ficar bem calmos. Se eles estiverem muito agitados ou nervosos, o cruzamento pode não ocorrer. Se o macho e a fêmea ainda não se conhecerem, marque um encontro alguns dias antes do cruzamento. Também é importante manter o ambiente tranquilo.