Estabelecida pelo ISO 14020, a rotulagem ambiental tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os consumidores, disponibilizando-as nos rótulos dos produtos. A ideia é garantir um consumo consciente e que esteja em harmonia com o meio ambiente e com a preservação ambiental.
Rotulagem Ambiental
a um produto ou serviço para comunicar informação acerca dos seus aspectos ambientais. A Rotulagem Ambiental, também conhecida como Selo Verde, já é praticada em vários países, como Alemanha, Suécia, Japão, Canadá e Holanda, mas com formas de abordagem e objetivos diferentes.
O mecanismo de rotulagem ambiental baseia-se em informações disponibilizadas nos rótulos de embalagens para que os consumidores possam optar por adquirir produtos de menor impacto ambiental em relação aos produtos concorrentes disponíveis no mercado.
Programa de rotulagem ambiental incentiva produtos menos impactantes ao meio ambiente. ... A Declaração Ambiental de Produto é um documento que resume o seu perfil ambiental, fornecendo informações sobre seus aspectos ambientais de forma padronizada e objetiva.
Explicação: I - CORRETO: De acordo com a norma ISO 14020, a rotulagem ambiental compreende um conjunto de instrumentos informativos que procura estimular a procura de produtos e serviços com baixos impactos ambientais, por meio da disponibilização de informação relevante sobre os seus desempenhos ambientais.
Entre os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, estão os Padrões de Qualidade Ambiental (artigo 9º, I), que envolve a gestão dos componentes do meio ambiente, que são a qualidade do ar, das águas e dos padrões de ruído.
De modo geral, são três os instrumentos utilizados pela política ambiental: Comando-Controle, econômico e comunicação. O instrumento Comando-Controle, como foi aludido anteriormente, estabelece normas, regras e procedimentos de produção e utilização dos recursos, sob penalidade do não cumprimento de tais medidas.
O CONAMA é responsável por supervisionar os licenciamentos concedidos pelos estados para as atividades efetiva ou potencialmente poluidoras. A concessão florestal, a servidão ambiental, e o seguro ambiental são instrumentos da PNMA.
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propicia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
A Política Nacional do Meio Ambiente é uma lei que define os mecanismos e instrumentos de proteção do meio ambiente no Brasil. ... Para isso, a lei considera o meio ambiente como um patrimônio público a ser assegurado e protegido para o uso coletivo.
Políticas Públicas são diretrizes e princípios norteadores da ação do poder público. Não pare agora... ... A Política Pública Ambiental é o documento estratégico da gestão ambiental e transcende o debate sobre os problemas de preservação ambiental, ou seja, dar-se-á pleno enfoque à gestão ambiental.
Entende-se por política ambiental o conjunto de normas, leis e ações públicas visando à preservação do meio ambiente em um dado território.
A Política Ambiental
Pequenas ações ambientais dentro da empresa como diminuição do consumo de recursos naturais, diminuição na poluição, fazem com que essa empresa atinja a ecoeficiência que é a produção de bens de serviço e consumo com um baixo consumo recursos, diminuindo os passivos ambientais, e isto traz benefícios quanto ao meio ...
São também fundamentais para o combate ao aquecimento global do planeta (verificado nas últimas décadas), redução significativa da poluição ambiental (ar, rios, solo e oceanos) e melhoria na qualidade de vida das pessoas (principalmente dos grandes centros urbanos).
Política ambiental é um modelo de administração adotado por um governo ou empresa para se relacionar com o meio ambiente e os recursos naturais. Ações que visem à redução do consumo de energia. Ações práticas para evitar o desperdício de água, incentivando o seu consumo racional.
Os principais objetivos das políticas internacionais para o meio ambiente são a proteção dos recursos naturais do planeta e a garantia de uma qualidade de vida para todos, já que dependemos diretamente da limpeza do ar, da água e da produção de alimentos.
A autora distingue quatro abordagens estratégicas básicas nas políticas ambientais brasileiras: 1) a administração dos recursos naturais, 2) o controle de poluição industrial, 3) o planejamento territorial e 4) a Política Nacional do Meio Ambiente.
Período - década de 1990 Lei no 9.
As principais mudanças na política ambiental entre as décadas de 1930 e 1990 foram o surgimento do ambientalismo conservacionista, o ativimo político ambiental e a adoção de medidas punitivas contra a poluição.
Atualmente, somente cerca de 55% da área florestal nativa encontra-se preservada. Embora a legislação ambiental garanta a existência de unidades de proteção e uso sustentável, ainda é significativo o desmatamento no Brasil. - Caatinga: cerca de 53% de desmatamento (46% de vegetação nativa preservada).
O ano de 2020 será marcado na história mundial pela pandemia de Covid-19. Não será diferente no Brasil. ... Em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia aumentou novamente, com mais de 1,1 milhão de hectares de floresta derrubados.
De que forma as empresas podem ajudar o meio ambiente? Para as empresas alcançarem a preservação ambiental, pode-se, por exemplo, melhorar equipamentos, priorizar materiais de melhor qualidade, e implantar abordagens mais contemporâneas dentro do seu negócio.
O meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem. Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra.
Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e suas soluções