Os seres procariontes formam os domínios Bacteria e Archaea, sendo os domínios com maior número de indivíduos. As bactérias estão em todos os ambientes e habitats, inclusive dentro de outros organismos, como as presentes no duodeno e no intestino de animais.
Como as células procariontes não apresentam organelas membranosas, as mitocôndrias, relacionadas com o processo de respiração celular, estão ausentes. Assim sendo, as moléculas da cadeia respiratória em procariontes estão presentes na membrana interna da membrana plasmática, e não nas mitocôndrias.
Células procariontes são células que apresentam membrana plasmática, parede celular, citoplasma, material genético denominado nucleoide, e elas não tem núcleo. Elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, chamada de envoltório ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado.
c) Todas as organelas dependem das mitocôndrias porque estas produzem energia (ATP) através da respiração celular aeróbica. Essa energia é utilizada pelas outras organelas para realizarem suas funções.
d) mitocôndria, que fornece energia para a contração muscular. A micrografia acima é de uma organela celular encontrada em grande quantidade em células que possuem alto gasto energético. ... A função dessa organela é a síntese de glicose, fonte principal de energia.
Apesar de desempenhar papel vital dentro da célula, mitocôndria é pequena e por conta disso, é necessário uma grande quantidade delas para atender à todas as necessidades. Sendo assim, um músculo desempenha dezenas de funções a mais do que a pele, então as mitocôndrias são encontradas em maior quantidade nos músculos.