Os linfangiomas são tumores benignos de vasos linfáticos que afetam geralmente a cabeça e o pescoço. Esses podem ter origem congênita ou constituir lesões que se desenvolvem ao longo da vida, acometendo sobretudo crianças.
O termo Hemangioma é usado constantemente para designar Hemangiomas e Malformações Vasculares. Muitos pacientes com quadro de Malformação Venosa, Arterio-Venosa e Malformação Linfática (Linfangioma) são chamados erroneamente de pacientes com Hemangioma.
A campanha tem objetivo de juntar apenas o dinheiro referente às cirurgias para remoção dos linfangiomas — para a retirada de cada um dos oito, o custo estimado é de R$ 5 mil (R$ 40 mil no total).
Uma malformação linfática (ML), ou linfangioma (do grego "lympha", água clara e "oma", tumor) é uma anomalia vascular congênita causada pelo desenvolvimento incorreto de células saudáveis (hamartoma) em vasos linfáticos.
O higroma cístico ou linfangioma é uma malformação congênita rara do sistema linfático, presente ao nascimento em 50% dos casos. Localiza-se preferencialmente na região cervical e na face. Geralmente evolui com crescimento lento e progressivo, podendo comprimir e infiltrar estruturas adjacentes.
O Hemangioma arteriovenoso (racemoso, cirsoide) é uma neoformação vascular benigna, constituída por agregados de vasos com paredes musculares, de espessura variada. Embora incomum, é prevalente na região orofacial como lesões superficiais.
Hemangiomas geralmente são acompanhados pelo dermatologista salvo em alguns casos onde houver um acometimento mais extenso ou profundo com envolvimento de outros órgãos poderá ser necessário o angiologista também .
Os hemangiomas devem ser distinguidos das mucoceles, das manchas e malformações vasculares e de outros tumores vasculares da infância. Diante desta informação, o diagnóstico diferencial pode ser estabelecido de forma simples e segura pela anamnese, exame clínico, e por manobras semiotécnicas, como a vitropressão.
As causas do hemangioma ainda estão sendo investigadas pela ciência. Embora ele possa ter um componente genético, em geral, o problema se origina de um mau funcionamento de células que participam da formação vascular do bebê nas primeiras semanas de gestação.
As manchas vermelhas na pele do bebê podem aparecer devido ao contato com uma substância alergênica como cremes ou o material da fralda, por exemplo, ou estar relacionadas com diversas doenças de pele, como dermatite ou eritema.
O hemangioma é um tumor benigno bastante comum durante a infância, formado por um acúmulo anormal de vasos sanguíneos, que transparece na pele, deixando uma mancha vermelha.
Nascida em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, Luciana Dorini tem hemangioma, uma formação anômala de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos. No caso dela, a pequena mancha evoluiu para um volume no lado direito do rosto. O hemangioma cresceu junto com ela, como costuma dizer.
Hemangioma. São lesões ósseas vasculares intraósseas que podem ter extensão extraóssea, sendo a maior parte assintomática. Dessa forma, o diagnóstico de hemangioma na coluna frequentemente ocorre por acaso, por meio de exames de imagem feitos por outros motivos (por exemplo, dor nas costas).
"Eu sou a Lu Dorini, tenho 41 anos, sou natural de Pato Branco e moro em Mangueirinha, ambas pequenas cidades do sudoeste do Paraná. Sou contadora por profissão, professora por paixão, e virei blogueira, palestrante e escritora por missão. Nasci com uma pequena mancha no queixo como se fosse uma picada de inseto.
Tumor da coluna vertebral refere-se a uma massa anormal de tecido dentro ou em torno da medula espinhal e/ou coluna vertebral. As células crescem e se multiplicam de forma incontrolável, aparentemente não verificada pelos mecanismos que controlam as células normais.
Dor lombar: Principais Sintomas