Manifestação cultural é toda forma de expressão humana na qual o ser humano expressa a sua cultura, seja por meio de celebrações ou rituais, ou nas danças e festas.
Manifestação cultural é toda forma de expressar uma cultura podemos citar como exemplo danças, musicas, vestimentas e até o sotaque de tederminado povo ou região.
Exemplos
Os brasileiros celebram o natal, a festa junina, a folia de reis e o carnaval. Todas essas comemorações fazem parte da cultura nacional e da formação dos cidadãos. Na alimentação, ainda mantemos alguns costumes dos tropeiros, como o pão de queijo, o feijão tropeiro, o arroz carreteiro e a feijoada.
Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.
As matrizes étnicas do povo brasileiro foram os nativos da terra (índios), os europeus (portugueses que chegaram por aqui) e os negros africanos (trazidos à força para escravização). No desenrolar da História e com a miscigenação, essa três culturas (acrescidas de outras mais adiante) geraram a cultura brasileira.
O que é Cultura?
A rica diversidade cultural brasileira, uma marca do país, é fruto da mescla das raízes indígenas, negras e lusitanas. Mas o Brasil moderno também é resultado da importante contribuição dos imigrantes italianos, franceses, alemães, espanhóis e árabes, entre outros povos fundamentais para a formação do país.
Os brasileiros professam religiões de matriz africana, os indígenas possuem seus próprios cultos e divindades, além de haver uma infinidade de denominações religiosas cristãs além da católica. ... A constituição do povo brasileiro é multiétnica, tendo em vista a variedade de grupos que constituíram a nossa população.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
As influências indígenas na cultura brasileira estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples – como deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa – ...
Inicialmente três povos tiveram atuação marcante na formação do nosso país: os índios, os portugueses e os africanos.
A população brasileira é composta por três povos principais, mas muitos outros contribuíram para a formação de nossa população. Os povos principais são os povos africanos, que foram trazidos aqui como escravos, os povos nativos do continente americano e os portugueses.
Resposta. Europeus, africanos e indígenas, foram os principais povos que formaram a população brasileira.
A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).
Os primeiros grupos étnicos que contribuíram para a formação do povo brasileiro foram os indígenas (nativos, primeiros habitantes), os brancos (europeus de Portugal, os primeiros colonizadores) e os negros (africanos escravizados, trazidos a força).
Composição étnica do Brasil
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.
Branco, preto, pardo, amarelo e indígena. Essas são as cinco categorias de pertencimento racial com a qual estamos acostumados a nos identificar em censos, questionários e formulários pelo Brasil afora.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, 42,7% dos brasileiros se declararam como brancos, 46,8% como pardos, 9,4% como pretos e 1,1% como amarelos ou indígenas.
Já a cor facultativa da pele é reversível e pode ser induzida, pois ela resulta da exposição solar....Os seis fototipos de pele são:
Em seu trabalho Polvo, a artista Adriana Varejão produziu tintas que correspondem à descrição de 33 tons de pele dentre os 136 apontados pela população brasileira em resposta à pergunta “qual a sua cor de pele?” no censo do IBGE de 1976. Alguns dos tons foram “morena-jambo”, “café com leite” e “puxa pra branco”.
A escala cromática de Von Luschan é um método utilizado na classificação de cores de pele....Escala cromática de von Luschan.
Segundo pesquisa do Datafolha de 1995, 43% dos brasileiros classificaram espontaneamente sua cor como "morena" e suas variações ("morena clara" e "morena escura"). O termo "pardo", adotado oficialmente pelo IBGE, foi usado por apenas 6% dos entrevistados. O termo "moreno" não existe apenas no Brasil.
O próprio paciente deve indicar sua raça ou cor quando preenche um documento de saúde, como é o caso do formulário presente no aplicativo My Saúde. Assim, é você quem declara a qual categoria pertence entre as seguintes: branca, preta, amarela, parda ou indígena.
O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.