É a compreensão da linguagem como instrumento de comunicação ,vê a língua como código ,capaz de transmitir ao receptor uma mensagem ,isso quer dizer que é necessário que os envolvidos no ato manipulem os sinais de forma comum ,preestabelecido.
O conceito de texto possui algumas características que o definem: qualquer “expressão ” linguística que seja superior a uma frase (desde que haja uma integração entre as referidas frases); disposição sentencial que traga algum sentido, um entendimento. ...
O termo "texto" tem sido definido em sentido amplo e estrito. Em sentido amplo, diz KOCH (1984:21): "o texto é qualquer manifestação através de um estoque de sinais de um código.
a coesão textual é a forma de os elementos lingüísticos do texto conectarem-se, estabelecendo estruturas que produzem sentidos. ... É construída a partir do texto, tendo como base muitas vezes, não sempre, a coesão textual, que serve como indicador para conduzir o(a) interlocutor(a) na produção do sentido.
A coerência e a coesão são importantes fatores de textualidade. A coerência tem a ver com o conteúdo do texto, sua organização e sua articulação. Entender um texto é atribuir coerência a ele, é processá-lo com os conhecimentos e a habilidade de interpretação que se tem.
Segundo Matencio (2002), o leitor não deve ser passivo diante do texto e as atribuições de sentido devem ocorrer mediante um posicionamento do sujeito leitor perante o lido. ... O ato de ler é também fundamental para o acesso ao material cultural escrito, possibilitando a interação do indivíduo em seu meio social.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.