O par faz um ninho pequeno nos cipoais, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos; aproveitam também os ninhos abandonados de outras aves. Pode instalar-se sobre um galho entre gravatás cujas folhas ela pisa, obtendo assim um ninho. Põe 3 ovos grandes, uniformemente brancos.
Alimentação: Alimenta-se de flores de ipês (ou piúvas, nome dado a essa árvore no Pantanal), de tarumãs e cipós nas árvores durante a florada. Por vezes, a exemplo de outros jacus e por andar no chão, também pode comer frutos, sementes e invertebrados.
O macho possui a íris vermelha e a fêmea, castanha. Ambos apresentam uma barbela vermelha na garganta. Habitat: Mata alta. Sudeste e sul do Brasil, de Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul; Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia.
O ato de beber se assemelha ao dos pombos, é um processo de sugar, com o bico mantido dentro d'água, notando-se a ingestão do líquido pelo movimento rítmico da garganta. Predador: Seus principais predadores são cobras, aves de rapina e raposas. Entre os principais predadores de seus ovos estão as gralhas e os gaviões.
O biólogo Rodrigo de Souza explica que o consumo de gambás, capivaras, tatus e de aves como a jacu é algo que pode ser remontado à colonização da região. “Existem registros fotográficos dos colonizadores caçando quantidades gigantes destes animais [aves]”, afirma.
O jacu aninha-se entre novembro e maio coincidindo com a estação das chuvas e, portanto, com a maior oferta de alimentos, água e cobertura. Os ninhos são construídos em árvores que não são muito altas e densamente cobertas de emaranhados onde a fêmea põe de 2 a 3 ovos. A incubação dura 31 dias.
Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes.
O Kopi Luwak, como é chamado esse café, é produzido a partir de grãos de café extraídos das fezes de uma espécie de Gambá selvagem da região da Sumatra, que assim como o jacu, um dia já foi considerado uma praga para os produtores da região.
O jacuaçu (Penelope obscura) é ave de porte grande que pertence à família Gracidae. Pode medir cerca de 70 centímetros de comprimento e pode pesar até um quilo. É popularmente conhecido como jacu, o que em tupi significa “o que se alimenta de grãos”.
O Jacuaçu ou Jacu (Penelope obscura) é uma ave da família dos cracídeos, que habita normalmente a Mata Atlântica no Brasil. Parente distante do pavão (originário da Ásia) e bem próximo da Jacutinga (Aburria jacutinga), o Jacuaçu é bem menos viçoso que o primo asiático.
A Jacutinga é uma ave da família dos cracídeos de ocorrência na Mata Atlântica no Brasil, mede cerca de 75 cm, alimenta-se de frutos e alguns invertebrados; sendo até as décadas de 1950 e 1960, relativamente comum nesse habitat.
Derivação por extensão de sentido: por causa da sua aparência desajeitada e seu comportamento que parece desnorteado, o nome da ave passou a designar pessoa desejeitada, feia, acanhada; é também sinônimo de caipira, jeca.
O faisão é uma ave de nome popular faisão coleira, nome científico Phasianus colchicus torquatus, gênero dos galiformes, pertencente à categoria das aves ornamentais.