Intimar, notificar por via judicial ou não, uma pessoa, para praticar certo ato ou ter ciência de determinado fato e sobre ele se manifestar ou ser responsabilizado.
Interpelação significa ação ou efeito de interpelar, de fazer perguntas, de pedir explicações (fonte). Logo, uma Interpelação Extrajudicial é uma ação que solicita, de forma extrajudicial, ao devedor o cumprimento inadiável de uma obrigação civil.
Ocorre quando o credor deva tomar certas providências necessárias para constituir o devedor em mora ( notificação, interpelação, etc.) Então a mora apenas se aperfeiçoa por provocação do credor, mediante interpelação judicial ou extrajudicial (art. 397 , parágrafo único do Código Civil ).
A notificação extrajudicial deve ser enviada com prazo mínimo de 20 (vinte) dias, mas no seu conteúdo pode haver estipulação de prazo para cumprimento de obrigação, este prazo orienta-se não ser inferior a vinte dias.
Extrajudicial é um adjetivo de dois gêneros, que se refere ao que é obtido sem formalidade judicial ou que não se faz perante a autoridade judiciária. Os processos extrajudiciais são ações intermediadas por um advogado e que não são levadas para a justiça, são resolvidas de forma conciliatória, ou amigável.
Enquanto na via judicial ele leva, em média, um ano (em condições normais, sem conflitos), o extrajudicial leva de um a dois meses, segundo Fábio Kurtz, sócio do setor societário do Siqueira Castro Advogados.
O ajuizamento de uma ação, ou seja, a submissão de uma ação judicial a um juiz, é o que vai garantir que você receba sua indenização caso a parte devedora não cumpra com seu prazo.