Podemos definir como governança corporativa o conjunto de práticas que tem como objetivo aperfeiçoar o nível da gestão de uma empresa. Sua finalidade é atender os anseios dos públicos de uma organização, de modo a resguardar a sua relevância institucional a longo prazo.
A governança corporativa possui quatro valores, pilares que dão sustentação a esta teoria, amarrando concepções práticas e processos de alta gestão: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Por que seguir as boas práticas de governança corporativa?
Quais os princípios fundamentais da governança corporativa?
Os agentes da governança Agente principal, que é o conjunto de sócios da empresa, a sociedade, geralmente, organizados em uma assembleia de acionistas ou em uma reunião de sócios, Agente delegado, que é a diretoria executiva, que é quem recebe a autorização dos sócios para gerir a empresa e seus negócios e.
A diferença entre Governança e Gestão de TI Suas principais funções são avaliar e direcionar. Assim como a Governança, a Gestão é feita por toda a equipe de TI. No entanto, enquanto a Governança é responsabilidade dos executivos ou do conselho executivo, a Gestão é responsabilidade dos gestores.
Governança de processos é a definição das regras e diretrizes para conduzir a gestão orientada por processos, além de, definir as responsabilidades e autoridades na estrutura do negócio. É importante ressaltar que a governança não deve tornar a estrutura existente mais complexa ou redundante quanto às atribuições.
A teoria da governança multinível apresenta uma nova perspectiva para buscar compreender as relações tecidas nos mais diversos níveis (governamentais e não governamentais), sobretudo considerando o prisma endógeno (partindo das porções locais e regionais).
A governança colaborativa (GC) é um modelo de interação orientado pelo consenso e para a produção conjunta de resultados e soluções, sendo uma perspectiva contemporânea de gestão de interesses e um meio de solucionar problemas complexos.
A governança democrática é a interação entre instituições governamentais, agentes de mercado e atores sociais que venham a promover ações de inclusão Page 9 social e ampliem a participação da sociedade nos processos decisórios que tratem de políticas públicas (Junior 2001).
A raiz da palavra governança vem de uma vocá- bulo grego que significa direção1. Assim, logicamente, o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos coletivos.
Um escritório de processos (Process Management Office, em inglês) é um comitê responsável por atuar entre as áreas mais operacionais da organização e as áreas mais estratégicas, planejando ações e coordenando a execução.
Gestão de processos é um conjunto de práticas que têm o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição. Para tanto, os gestores se propõem a identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar os processos da companhia.
A gestão de processos organizacionais visa elevar os resultados e tornar a gestão bem-sucedida, resultando em uma maior eficácia na entrega de produtos e serviços, na otimização da aplicação de recursos e no aumento do grau de satisfação do cliente.
Os passos são: modelar, implementar, executar, monitorar e otimizar.
A gestão de processos serve para gerir todos os processos de uma empresa, respondendo à necessidade de se adaptar ao ambiente externo, promovendo a melhoria no projeto de processos, mas também coordenando os fluxos nas atividades dos processos cotidianos, fazendo com que a organização aprenda continuamente a gerir os ...
Processo (do latim procedere) é um termo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere) e é um conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum. Pode ter os mais variados propósitos: criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.