Como tomar e por quanto tempo?
Tomar 1 comprimido revestido (60 mg de ferro elementar equivalente a 428,57 % IDR) por dia, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições, ou a critério médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
O guideline estabelecido em 2017 recomenda reposição com ferro VO (sugerido o sulfato ferroso) por 12 semanas se ferritina sérica menor ou igual a 75 ng/dL ou de ferro IV (sugerido 1000 mg de carboximaltose ferrosa durante 15 min) se ferritina sérica entre 75-100 ng/dL ou quaisquer contraindicações ao uso da formulação ...
A dose terapêutica de ferro elementar recomendada para o tratamento da anemia ferropriva é de 3 mg a 5 mg/kg/dia por um período suficiente para normalizar os valores da hemoglobina (Hb) - de um a dois meses, e restaurar os estoques normais de ferro do organismo - de dois a seis meses, ou até obter-se valor de ferritina ...
As mais comuns são digestivas e incluem náuseas, distensão abdominal, anorexia, pirose, vômito, diarreia ou obstipação. Como ocorre com os demais sais de ferro, o sulfato ferroso pode agravar problemas gastrintestinais prévios, como úlcera péptica, colite ulcerativa e enterite regional.
O ácido fólico não engorda, previne contra a anemia, assim como o sulfato ferroso, e auxilia o funcionamento do sistema vascular.
Neutrofer® é um composto orgânico que apresenta excelente tolerabilidade e, apenas ocasionalmente, provoca fenômenos gastrintestinais (sensação de plenitude, dores epigástricas, náuseas, constipação ou diarréia), que são frequentemente observados com o uso dos compostos ferrosos.
Qual diferença entre sulfato ferroso e neutrofer? São formulações diferentes de ferro, que têm propriedades diferentes, especialmente, seus efeitos colaterais são diferentes. As vezes uma pessoa tolera um tipo de formulação de ferro e não tolera outro. Neutrofer é o glicinato férrico.
Todas as mulheres devem tomar o sulfato ferroso mesmo que não tenham anemia, e o ácido fólico deve ser usado de 60-90 dias antes da concepção até o fim do 1º trimestre.
A suplementação de ácido fólico deve ser mantida durante a gravidez até ao 3º trimestre, ou de acordo com a indicação do obstetra que está seguindo a gestação, pois assim é possível prevenir a anemia durante a gravidez, o que também poderia interferir no desenvolvimento do bebê.