A forma correta de escrita é fazia de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “z”. Fazia é uma forma verbal do verbo fazer, nomeadamente primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo.
/Dúvidas /Fazia ou faria? As duas formas – fazia e faria – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões são formas verbais do verbo fazer mas usadas em tempos verbais diferentes. Fazia é a formal verbal na primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo fazer.
Significado de Fazia substantivo deverbal Produzia; ação de fazer, de produzir, de realizar, de construir, de fabricar, de preparar: fazia várias coisas ao mesmo tempo. Ação de alcançar determinada idade: ele fazia aniversário hoje.
Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem.
Fez ou fêz?
A questão é simples: se existe Z no infinitivo (o “nome” do verbo), como em FAZER, permanece o Z em várias formas; se não existe Z no infinitivo, como em PÔR e QUERER, usa-se S. Escrevemos, portanto: FEZ, FAZIA, FIZ, FIZEMOS, FIZER, FIZERAM; QUIS, QUISEMOS, QUISER, QUISERAM; PUS, PUSEMOS, PUSER, PUSERAM.
a 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles vão. a 3. ª pessoa do plural do imperativo: vão vocês.