As glândulas exócrinas tubulosas ou tubulares apresentam a porção secretora em forma de tubo. Já a glândula exócrina acinosa ou alveolar apresenta a parte secretora com um formato mais arredondado. Por fim, temos as compostas, que podem ser tubulares, acinosas ou túbulo-acinosas.
As glândulas salivares são exócrinas, que lançam sua secreção na cavidade do corpo. Elas apresentam uma porção secretora, responsável por produzir os componentes da saliva, e uma porção condutora, responsável por conduzir a saliva até a cavidade bucal.
As estruturas secretoras das plantas são estruturas capazes de liberar secreções importantes para o vegetal. Tricomas e hidatódios são exemplos dessas estruturas. ... Essas secreções apresentam as mais variadas funções para o vegetal e podem ser secretadas por estruturas individualizadas ou multicelulares.
O amoníaco e o CO2 podem ser levados para as folhas pelos vasos lenhosos e aproveitados na fotossíntese ou eliminados pelos estômatos por transpiração. Em algumas plantas existem aberturas nas bordas das folhas, os hidatódios, que eliminam água na forma liquida.
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
O sistema excretor - também conhecido como sistema urinário - é o responsável pela excreção. Esse processo é o mecanismo utilizado pelo organismo para a eliminação de substâncias tóxicas e/ou em grande quantidade.