No corpo, ele vira retinol, um ativador da melatonina, hormônio indutor do sono. Goiaba, mamão e tomate são boas fontes. Sem ele, a tireoide, também envolvida com o sono, não trabalha bem.
Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.
Tomate previne o câncer de próstata? Conheça os benefícios desse alimento
"O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”, afirma Karin. Para quem não resiste ao sabor, seja cru ou torrado, outra boa notícia é que o alimento tem muitas fibras e causa saciedade.
Para molhos e em alguns refogados, é ideal tirar a pele pois ela não desmancha com facilidade durante o cozimento. Em saladas, molhos vinagretes, no tomate recheado e assado, a pele ajuda a manter o formato do corte.
Desta forma, o tomate verde pode ser usado com toda a segurança em molhos, chutneys, marmeladas, conservas, e ainda tem a vantagem de ser probiótico, graças ao processo de fermentação antes da sua utilização. Há, também, muitos países onde os tomates verdes são utilizados em pratos típicos de certas regiões.