Podemos tomar a definição dada por Marilena Chaui (filósofo brasileira): "A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido."
A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico.
- Filosofia como esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido: é a definição que trata da filosofia e da religião como tendo o mesmo objeto (compreender o Universo). ... Esta definição entende a filosofia como análise , reflexão e crítica, buscando um sentido para a realidade.
A insatisfação O que mais se encontra na filosofia são questionamentos e dúvidas. Não há certezas, as teorias não estão prontas e acabadas. É preciso sempre que o filósofo duvide do senso comum, duvide das informações que recebe, duvide de suas próprias conclusões e certezas.
A filosofia cristã representa um conjunto de ideias baseadas nos preceitos de Jesus Cristo. ... O fundamento principal da filosofia cristã é justificar a fé tendo a razão como instrumento. Essa corrente de pensamento empresta da Metafísica grega a explicação científica para a existência de Deus defendida no Cristianismo.