1- Coloque água para esquentar. 2- Coloque a água quente em um recipiente com 2 limões espremidos. Lave as sobrecoxas brevemente em água corrente e coloque neste mesmo recipiente para lavar. Deixe por 5 minutos.
4- Separe a coxa da sobrecoxa: Pegue o pedaço que você acabou de cortar e coloque-o sobre a sua superfície de corte com a pele virada para baixo. Com ajuda da faca, procure a junção na parte superior da coxa e da sobrecoxa para separá-las e corte.
1 - Usando as mãos, puxe levemente as coxas e as asas para que desgrudem do corpo do frango. 2 - Com a faca, faça um corte de cima para baixo no peito do frango e vá separando a carne dos ossos. Faça isso de um lado e depois do outro. Procure cortar já separando a parte do peito, do pescoço, da sobrecoxa.
Separe as coxas do frango. Faça um corte na junta da coxa, usando uma faca de açougueiro. Assim, vai soltar a peça, mas não vai removê-la completamente. Puxe-as e gire-as até que sejam removidas e, em seguida, faça outro corte na junta abaixo, para remover completamente cada peça.
Por isso, vem conferir algumas dicas de como limpar o frango antes de partir para o passo a passo do prato a sua escolha:
- Pegue nos cabos da panela (com um pano ou luva), um de cada lado e agite bem a panela durante 30 segundos. - Abra a panela e deslumbre-se: frango desfiado em apenas 30 segundos, voilá!
O ideal é que você use o peito de frango para desfiar, já que esta parte contém mais carne e menos osso, o que facilitará seu trabalho. E para desfiar ele precisa estar muito bem cozido e a maneira mais rápida de fazer isto é na panela de pressão.
Ligue a batedeira na velocidade nmédia e vá aumentando conforme o frango for se desfiando. A dica é ficar “girando” a tigela enquanto bate, facilitando o processo e garantindo que fique tudo bem desfiadinho! Mas se preferir, você pode bater direto na velocidade alta por aproximadamente 1 minuto.
Com a batedeira: é o método mais rápido. Coloque a carne/frango dentro da batedeira, e bata em velocidade baixa. Os pedaços ficam bem pequenos e uniformes.
Dica: Para desfiar o frango rapidamente, coloque-o frio e cortado em pedaços grandes na tigela da sua Stand Mixer e, com o batedor fouet, acione a velocidade 4 da batedeira. Você pode utilizar mini formas individuais para montar a sua torta.
Moer com processador Se deixar por muito tempo é capaz de deixá-la muito pastosa, em textura de patê. Por isso, moer carne no processador a deixa com uma textura diferente do manual e do moedor elétrico. Mas também quebra um galho na falta do equipamento mais indicado que é o moedor profissional.
Como fazer Junte os pedaços, vire o fundo por cima do monte e continue picando toda a carne. Repita essa operação, sempre virando a carne do fundo por cima e picando em outras direções, faça isso até a carne começar a “esfarelar”. Continue até quando toda a carne estiver em pedaços bem pequenos, quase moídos. Pronto!
Retire as folhas de papel-toalha do prato para o bacon não grudar ao esfriar. As fatias terminam de ficar crocantes depois de frias. No copo do mini-processador, junte a farinha de rosca e as fatias de bacon em pedaços. Bata por cerca de 2 minutos até triturar e formar uma farofa.
Aprendendo a moer a carne na Ponta da Faca: Primeiro você tira bifes da peça de carne que pretende usar. Depois corta os bifes em tiras com a menor espessura possível. Em seguida você corta as mesmas tiras de forma a obter quadrados de carne, no menor tamanho que você conseguir.
Evite amassar muito a carne moída, o que pode deixar o hambúrguer compacto e duro, perdendo maciez e suculência. Para o pão suportar a carne suculenta e não desmanchar ou desmontar o hambúrguer, “sele-o” em outra chapa ou frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar levemente dourado e crocante por fora.
Para dar liga, nada de ovo. A própria gordura da carne faz esse papel. Ao modelar o hambúrguer, primeiro faça um bolinho e jogue de uma mão para outra, como uma bola de baseball. Com o impacto, parte do ar sai, parte do ar entra, deixando a massa aerada e suculenta.