A telófase é a fase mitótica em que os cromossomos começam a se desespiralizar. A carioteca ou invólucro núclear reconstroi-se, os cromossomas reúnem-se nos polos do fuso, os microtúbulos cinetocorianos desaparecem e o nucléolo reaparece. Há a formação de duas células diploides (2n) e ocorre a citocinese.
Na anáfase I, os cromossomos homólogos que estavam pareados na placa equatorial da célula começam a ser puxados pelas fibras do fuso até os pólos da célula. ... A anáfase II é um processo muito semelhante à anáfase da mitose, onde ocorre a separação das cromátides irmãs dos cromossomos duplicados.
Na anáfase II, as cromátides irmãs são levadas para os polos. Vale destacar que nessa etapa ocorre a separação dos centrômeros. Na telófase II, os cromossomos desespiralizam-se, os nucléolos surgem novamente e a carioteca reorganiza-se.
prófase
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.
prófase I
Prófase I
Olá!!! Ocorre na Prófase I da meiose. É através desse processo que temos o que denominamos de diversidade genética entre os indivíduos. O processo de crossing-over consiste na quebra de uma das partes das cromátides irmãs e em seguida é feita a troca desses pedaços entre elas.
Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética. Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.
Essas translocações ocorrem durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mas precisamente na subfase paquíteno, momento de maior aproximação (quiasma) entre cromossomos homólogos pareados, em que os braços de ambos se cruzam havendo intercâmbio de segmentos alélicos.
Essas regiões são conhecidas como quiasmas (qui corresponde à letra “x” em grego). Os quiasmas representam as regiões em que houve as trocas de pedaços. Essa fase da prófase I é o diplóteno (diplós = duplo).
Também chamada de permutação ou crossing-over, ela ocorre durante o processo de divisão celular denominado meiose, processo esse que ocorre na formação, por exemplo, dos gametas humanos. Na recombinação gênica ocorrem quebras nos cromossomos e trocas de pedaços entre as cromátides homólogas.
Essa estrutura conforma-se nos cromossomas homólogos quando, na meiose, parte do braço de cada cromossoma se quebra e é recomposta no respectivo homólogo. A esse fenómeno, que é de extrema importância para a evolução, dá-se o nome de permutação cromossômica ou crossing-over.
Quando observamos a bivalente de perto, vemos que existem regiões em que os braços de cromossomos homólogos se cruzam, formando um X. Essa formação é o quiasma. Ele é a principal estrutura responsável por manter os homólogos unidos. Uma função muito importante do quiasma é a recombinação ou crossing-over.
Significado de Quiasmo substantivo masculino [Retórica] Estrutura em que as palavras da primeira frase são repetidas, na segunda, mas com a ordem inversa. [Gramática] Processo estilístico que consiste em formar uma antítese, dispondo em ordem inversa e cruzada os elementos que a constituem; antimetábole.
gametas
células somáticas
Os dois processos fazem parte do nosso corpo, embora ocorram em situações diferentes. A mitose pode ocorrer em células haploides e diploides, enquanto que a meiose ocorre apenas em células diploides.
A mitose gera células que compõem tecidos e órgãos, denominadas células somáticas, e ocorre em organismos de qualquer ploidia. Elas são iguais entre si e à célula de origem. ... A meiose cria células sexuais (ou gametas) e se dá apenas em organismos diploides.
As principais diferenças entre a mitose e a meiose estão no número de células-filhas formadas e no número de cromossomos que elas apresentam. ... Na mitose, as células-filhas apresentam a mesma quantidade de material genético que a célula-mãe, diferentemente da meiose.
A mitose e meiose contam com diversas semelhanças: formação do fundo mitótico, eliminação da carioteca e movimento dos cromossomos tanto para o meio quanto para os polos das células. ... A mitose resulta de duas células geneticamente iguais, enquanto na meiose são células geneticamente diferentes.
A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. ...
45 minutos
Telófase. Telófase é a última fase da mitose. Nela ocorre praticamente o inverso do que ocorreu na prófase e início da prometáfase.
Mitose: divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas. Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.