Como a maioria das vezes a causa é idiopática, não existe nenhum tratamento ou cirurgia específicos. Contudo, os animais normalmente recuperam rapidamente porque esta síndrome vestibular idiopática felina se resolve por si só (self-resolving condition) e os sintomas acabam por desaparecer.
Sintomas de ataxia
Dano, degeneração ou perda de células nervosas do cerebelo, parte do cérebro que controla a coordenação muscular, resulta em ataxia. Doenças que prejudicam a medula espinhal e nervos periféricos que conectam seu cerebelo para os músculos também podem causar ataxia.
A ataxia é causada principalmente por dano à parte do cérebro que trata o movimento, a coordenação e o balanço. A circunstância é um sintoma de uma doença subjacente um pouco do que uma doença em si mesmo.
Lesões que acometem essa parte do cérebro – ocasionadas por falta de oxigenação, alcoolismo, entre outros – são dificilmente tratadas e revertidas e comprometem a movimentação (a precisão e rapidez dos movimentos deixam de ser eficientes), causando diminuição do tônus muscular, mudanças posturais, alteração da marcha, ...
Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal. O cerebelo trabalha em conexão com o córtex cerebral e o tronco encefálico.
O bulbo é um órgão condutor de impulsos nervosos, podemos dizer que é a ponte que se comunica entre o cérebro e a medula espinhal, uma lesão nessa região pode causar morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.
A dismetria é causada por lesões no cerebelo, ou nos nervos ligados ao cerebelo, e é frequentemente associada a outros distúrbios cognitivos do cerebelo, incluindo sintomas como o comprometimento da linguagem e problemas com o raciocínio e a memória.
O cerebelo tem como função manter o equilíbrio do corpo, controlar os movimentos musculares e é responsável pelas aprendizagens motoras. ... A característica que diferencia o funcionamento do cérebro e do cerebelo é que o cerebelo funciona involuntariamente e em nível inconsciente.
Ele ocupa uma grande parte da fossa craniana posterior e constitui aproximadamente 10% do volume do encéfalo. Fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte e liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar.
O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.
Assim, o cerebelo é formado por um grande número de folhas constituídas de tecido nervoso. O cerebelo é composto por uma parte central de substância branca, coberta por uma fina camada de substância cinzenta, que representa o córtex cerebelar.
O paciente com AVC em cerebelo tem dificuldade de marcha muito importante. A resposta é que só o tempo e com a evolução e também fisioterapia é que se poderia ter alguma idéia de voltar a andar. As sequelas de AVC vão depender da área e da extensão da lesão no cérebro.
A artéria cerebelar póstero – inferior (ACPI) carrega o sangue para a medula e cerebelo, e um derrame nesta área é chamado de Síndrome de Wallenberg.
O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria. Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes.
Os sintomas da isquemia cardíaca podem ser:
Os isquêmicos representam a maioria dos casos, cerca de 80%, e acontecem quando um vaso sofre uma obstrução, interrompendo o fluxo de sangue para uma região do cérebro. Já os hemorrágicos são aqueles nos quais há sangramento de uma artéria ou veia por rompimento destas ou em decorrêcia de um aneurisma.
Tipos de isquemia
Paragem ou diminuição da circulação e, consequentemente, do aporte de sangue a um órgão ou a um tecido. Pode ter como causa uma obstrução ou uma vasoconstrição arterial.
Existem dois tipos de AVC, o isquêmico, que ocorre quando há o bloqueio de uma artéria, impedindo que o sangue chegue até o cérebro; e o hemorrágico, que ocorre quando há ruptura de um vaso intracraniano.
O que é isquemia cerebral? Trata-se de um tipo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A isquemia ocorre quando há uma interrupção ou deficiência da circulação de sangue por arteriosclerose -- espessamento e endurecimento da parede arterial -- ou por um coágulo proveniente do coração.
A isquemia em uma parte do cérebro leva ao acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como "trombose" (embora nem sempre seja causada por trombos, pode ser também por estenose (estreitamento e/ou bloqueio de uma artéria). Nos membros pode causar gangrena e necessitar amputação. No pulmão pode levar a embolia pulmonar.
O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral.