O Tratado de Verdun foi um acordo celebrado entre os descendentes de Carlos Magno no ano de 843, na cidade de Verdun, localizada no nordeste da França, na região de Lorena. Esse documento pôs fim à “Guerra Civil Carolíngia”, dividindo o vasto Império Carolíngio entre seus três netos.
As consequências do Tratado de Verdun Com o Tratado de Verdun há o fracionamento do poderoso Império Carolíngio. Com isso, suas terras são invadidas por normandos, árabes e magiares. Outra consequência é o aumento do poder de duques, condes e marqueses, posto que antes eram figurativos.
Verdun ou, na sua forma portuguesa, Verdum é uma cidade francesa de 19 624 habitantes, do Departamento de Mosa, região de Grande Leste.
Um dos termos mais controversos do Tratado de Versalhes foi a indenização de guerra cobrada dos alemães. Os termos do tratado estipularam que os alemães deveriam pagar cerca de 20 bilhões de marcos alemães em ouro, em valores da época.
Explicação: Quando a Alemanha assinou o Tratado de Versalhes os soldados e até mesmo alguns líderes (Hitler é um exemplo), ficaram com um sentimento de que tinham sido traídos pelos políticos que assinaram o tratato, e queriam se vingar pelo vexame que a Alemanha passou na Primeira Guerra Mundial.
Como parte do tratado assinado depois da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, as tropas francesas ocuparam a Renânia, no oeste da Alemanha. Para policiar essa área, a França usou pelo menos 20 mil soldados do seu império na África, principalmente do norte e oeste do continente africano.
Sob o governo de Hitler, a Alemanha foi transformada em um Estado totalitário fascista que controlava quase todos os aspectos da vida. A Alemanha nazista deixou de existir após as forças aliadas derrotarem os alemães em maio de 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial na Europa.