A secagem ao ar é lenta e difícil, porém sem causar alta incidência de defeitos. A secagem artificial é reportada como lenta, com ocorrência acentuada de rachaduras e moderada de empenamentos. Não há indicação de programas específicos para a Madeira de itaúba.
Estes materiais se parecem na composição, mas não são idênticos. Enquanto o MDF é composto por fibras de madeira com resinas sintéticas, o MDP apresenta partículas de madeira em sua composição, apesar de ambos terem a mesma densidade.
Em materiais como mdf e mdp, por exemplo, o que faz a estrutura ficar mais firme é a densidade, ou seja, a quantidade de partículas (no caso do mdp) e de fibras (no caso de mdf) que está agrupada em toda a sua extensão, e com qual força elas estão agrupadas.
Assim como outros tipos de madeira o MDF é vulnerável a ambientes úmidos. O nome MDP vem de Medium Density Particleboard que significa painel de partículas de baixa densidade. ... O móvel feito de MDP pode ser considerado mais resistente e com maior durabilidade que o móvel feito com MDF.
Infelizmente o MDF não suporta muito peso, não é tão resistente à umidade, nem à montagem e desmontagem. Porém, é muito utilizado em peças únicas ou na parte externa dos móveis devido seu acabamento refinado.
“O MDP, assim como o MDF, possui boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, o que assegura excelente acabamento em caso de pinturas e revestimentos. O material é produzido em três camadas: uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies, todas com grande uniformidade das partículas.
Caso a sua dúvida seja entre MDP e MDF. ... Como por exemplo, um armário de cozinha em MDP possui maior resistência ao montar e desmontar, além de não inchar com facilidade. Já um armário de cozinha em MDF tem uma superfície mais uniforme, ou seja, seu acabamento em relação a um armário em MDP é mais vantajoso.
Escolha o Tipo de Armário de Acordo com a Cozinha
Vamos começar falando sobre o uso dos materiais em ambientes abertos e úmidos. Na teoria, nenhum dos dois é indicado para essa situação, pois ambos absorvem umidade. Mas o MDP apresenta uma vantagem. Por ser composto de partículas de madeira e ser menos denso, o material tem espaço vazio entre as fibras.
As dobradiças são as peças que permitem o movimento da porta, logo, são extremamente importantes para o bom funcionamento do sistema. Para escolher a dobradiça certa para a sua porta, você deve levar em consideração dois fatores: Peso da Porta; Largura da Porta.
A dobradiça reta serve para as portas laterais enquanto as curvas são para as demais portas, mas afinal, porque? É simples, as dobradiças retas fazem a porta cobrir 100% das laterais. Enquanto as dobradiças curvas permitem que as portas deixem um espaço de 5 mm entre si.