Plano Collor foi um planejamento econômico desenvolvido durante a presidência de Fernando Collor de Melo (1990-1992) na tentativa de controlar a hiperinflação brasileira da época. Foi criado ainda no primeiro ano da administração do ex-presidente Collor, no ano de 1990, e recebeu o nome oficial de "Plano Brasil Novo".
* O acordo do plano Collor I prevê pagamento de valores mínimos caso o saldo-base seja maior ou igual a:
O Plano Cruzado foi um plano de estabilização econômica ocorrida durante o governo de José Sarney (1985 - 1990) com o controle da inflação como objetivo principal. Aconteceu em duas versões: o Plano Cruzado I e o Plano Cruzado II.
Como o governo não era capaz de controlar seus gastos ou corrigir as falhas com medidas impopulares, o Plano Cruzado começou a demonstrar falhas. ... Por fim, após as eleições de 15 de novembro de 1986, o PEE fracassou definitivamente e a inflação retornaria com mais força do que no período que antecedeu ao Plano Cruzado.
As medidas do Plano Cruzado Houve a extinção do cruzeiro e a criação de uma nova moeda, o cruzado. A correção monetária foi extinta e foram congeladas as Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN).