6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças
Trabalhar a matemática de forma lúdica na Educação Infantil faz com que as crianças sintam maior prazer em aprender, pois as brincadeiras e os jogos fazem com que eles se envolvam com a matemática de forma mais prazerosa para eles. ... A capacidade lúdica do professor é um processo que precisa ser pacientemente trabalhada.
A disciplina de matemática apresenta papel fundamental na sociedade e na formação integral do cidadão, estimulando o desenvolvimento das capacidades de pensamento lógico, da autonomia, interpretar, argumentar, analisar, avaliar, tirar suas próprias conclusões, fazer conjecturas, tomar decisões, e, contudo, compreender ...
A importância do uso da história no ensino de matemática justifica-se pelos seguintes fatos: 1) A história aumenta a motivação para a aprendizagem da matemática; 2) Humaniza a matemática; 3) Mostra seu desenvolvimento histórico por meio da ordenação e apresentação de tópicos no currículo; 4) Os alunos compreendem como ...
A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.
Dessa forma, o ensino das Matemáticas no Brasil começou com os jesuítas. Em algumas escolas elementares foram ensinadas as quatro operações algébricas e nos cursos de Arte foram ministrados tópicos mais adiantados, como por exemplo, Geometria elementar.
Pitágoras de Samos foi um matemático, astrônomo e filósofo grego que viveu por volta de 570 a 495 a.C. Ele nasceu na ilha grega de Samos.
Sabe-se que Pitágoras foi o primeiro filósofo a estudar a música. Um de seus discıpulos, Arquitas, inclusive a teria definido como uma das quatro ciências matemáticas por excelência lecionadas na Europa desde a Idade Média, que eram: a aritmética, a geometria, a astronomia e a música.
Pitágoras, ao tentar apontar uma origem cosmológica, enxerga no Universo uma organização ou codificação numérica essencial. Desse modo, ele atribuiu ao algarismo 1 (que representa a ideia de unidade e de ponto de partida) todo o começo do Universo.
Esse estudo remonta aos primórdios da história, na Mesopotâmia e no Egito, mas alcançou novo patamar a partir do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, o primeiro indivíduo na história a quem se atribuem descobertas matemáticas. Há dois teoremas com o nome de Tales na geometria, ambos sobre triângulos.
A matemática tem muitos ramos. Entre os mais importantes estão: aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, cálculo diferencial, estatística e cálculo de probabilidades. A matemática também pode ser dividida em duas áreas gerais: pura e aplicada.