SQL Server – Utilizando a STRING_SPLIT para transformar strings de uma linha em colunas
Disponível a partir da versão 2017 do SQL Server, STRING_AGG() é uma função de agregação que utiliza todas as expressões de um grupo de linhas definidos pela cláusula GROUP BY e concatena-as em uma única cadeia de caracteres. Os valores de expressão são previamente convertidos de forma automática em texto.
Faça um select em INFORMATION_SCHEMA. COLUMNS pedindo a coluna COLUMN_NAME . Em INFORMATION_SCHEMA. COLUMNS você tem informações sobre todas as colunas para todas as tabelas de um esquema de banco de dados.
Em um editor de consultas, se você destacar o texto do nome da tabela (por exemplo, dbo. MyTable) e pressionar ALT + F1 , receberá uma lista de nomes de colunas, tipo, comprimento, etc.
Basta selecionar o nome da tabela no Editor do SSMS(SQL Server Management Studio) e pressionar ALT + F1. Isso vai te possibilitar de ver as propriedades da tabela em questão, como, quais são as colunas, tipos de dados,constraints, etc...
Também é possível listar informações referentes as tabelas de um schema usando o seguinte comando:
Firebird
Usando o SQL Server Management Studio
3ª) Utilizar a view "tables" para listar suas tabelas. Esta view já está por padrão no catálogo de sistema do postgresql em information_schema. O information_schema é um padrão ANSI, que contém views que fornecem informações sobre o banco de dados: tabelas, views, colunas e procedures.
Há duas formas para exibir uma lista com os bancos de dados do PostgreSql : 1ª) Comando psql: você pode utilizar o comando \list ou \l. Neste exemplo serão listados 3 bancos: db_01, db_02 e db_03; 2ª) Fazer uma consulta na tabela "pg_database" que armazena informações sobre os bancos de dados criados.
Em sua hospedagem de sites Linux você pode instalar banco de dados PostgreSQL e conectar em suas bases através do SSH, neste tutorial mostraremos como....Comandos básicos.
Comando CREATE TABLE no PostgreSQL. O comando SQL CREATE TABLE é utilizado para definir uma nova tabela, inicialmente vazia (sem nenhum registro), no esquema de banco de dados atual. A tabela criada pertence ao usuário que executa o comando (usuário logado).
Já no pgAdmin, vamos criar a tabela que vai receber os dados com os quais iremos trabalhar. Vamos fazer isso dentro do banco de dados postgres , já existente no seu servidor. Você precisará informar o usuário e a senha que definiu durante a instalação. Vá em Servers > PostgreSQL 9.
Uma outra forma para a criação de um banco no PostgreSQL é utilizar a interface gráfica pgAdmin. Nesse caso, basta clicar no ícone de databases com o botão direito do mouse e selecionar a opção "new database" ou "novo banco de dados".
Uma coluna auto-increment no PostgreSQL funciona a partir do valor de padrão, não uma valor especial. Basta omiti-la: CREATE TABLE tbl_cliente ( codigo SERIAL, nome TEXT ); INSERT INTO tbl_cliente (nome) VALUES ('Diego');
Criação de 1° super usuário no PostgreSQL
O comando DROP TABLE remove tabelas do banco de dados. Somente o dono pode remover a tabela. Para deixar uma tabela sem linhas, sem removê-la, deve ser usado o comando DELETE ou TRUNCATE. O comando DROP TABLE sempre remove todos os índices, regras, gatilhos e restrições existentes na tabela de destino.
Para tanto, abra o Painel de Controle e vá em Adicionar ou Remover Programas, selecione o PostgreSQL e clique em Desinstalar. Geralmente ao desinstalar o PostgreSQL a pasta /PostgreSQL não é removida.
Faça isto acessando Computador - Arquivos de programas (Ou ProgramFiles) - PostgreSQL - 9.