Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. ... O mestiço de branco com caboclo é o cariboca ou curiboca sendo denominação utilizada também pelos filhos de brancos e índios.
Cafuzo ou caboré são designações dadas aos indivíduos resultantes da miscigenação entre índios e negros africanos. Suas características físicas são tão variadas quanto as de filhos de quaisquer uniões inter-raciais, mas, em geral, têm pele escura, cabelos lisos e grossos e lábios carnudos.
Mestiços são pessoas que descendem de duas ou mais etnias diferentes, possuindo características de cada uma das etnias e povos de que descendem. Pode-se citar como exemplo, pessoas que tenham antepassados pretos e brancos, asiáticos e brancos ou negros e ameríndios, mistura muito comum nos países da América Latina.
“Variedade linguística” é o termo utilizado para se referir a formas diferentes de utilizar a língua de um mesmo país. Essas variedades linguísticas resultam da variação de uma língua que ocorre devido a vários fatores, como por exemplo, a faixa etária, a escolaridade, a região, o contexto social e cultural.
O Brasil possui uma vasta diversidade linguística, no entanto, as variações do idioma formal, mesmo enriquecendo nossa língua, são alvo de preconceitos. No Brasil, por exemplo, cada estado possui elementos culturais próprios e isso se reflete também na diversidade linguística. ...
A importância das variações reside no fato de que elas são elementos históricos, formadores de identidades e capazes de manter estruturas de poder.
Essa capacidade de “falar diferente” é chamada de adequação linguística. ... A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento.
A linguagem não é uniforme, sofrendo variação de acordo com o assunto, interlocutor, ambiente e intencionalidade – fatores que se referem à adequação linguística. Durante muito tempo, buscou-se a uniformidade linguística, por isso, tudo o que fugia da gramática normativa era considerado erro.
Os fatores linguísticos são aqueles relacionados a uma análise mais estrutural, ou seja, a ordem dos constituintes em uma sentença, a classe das palavras envolvidas no fenômeno em variação, aspectos semânticos, etc.