A contradição fundamental do capitalismo manifesta-se como oposição entre a organização da produção nas empresas por separado e a anarquia da produção no conjunto da sociedade. ... Desse modo, é inerente ao capitalismo a tendência a ampliação da produção, ao enorme crescimento da capacidade produtiva.
Falar em acumulação capitalista e desigualdades sociais implica em reflexão sobre o início do capitalismo e toda a contradição gerada sob esse modo de produção. ... Sem conhecer o próprio desenvolvimento do sistema capitalista, impossível se torna a compreensão das desigualdades geradas por ele.
Diferença entre classes está atrelada ao modo de produção capitalista. Fábio Medeiros enumera caminhos para o fim desse contraste. ... A desigualdade social está atrelada necessariamente ao modo de produção capitalista que não é justo, não é igual. Possibilita um processo de desigualdade muito intenso.
Resposta. Resposta: Ocorre que os meios de produção, materiais ou não, apresentam-se na forma de propriedade privada dos homens, com exceção do ar. ... Por isso, as relações de propriedade dos meios de produção transformam-se ao longo do processo produtivo em relações de apropriação social.
Assim, na sociedade capitalista a principal contradição é entre o capital e o trabalho, sendo todas as outras contradições - por exemplo, entre a burguesia liberal e a burguesia monopolista, entre a democracia e o fascismo, entre os países capitalistas - determinadas ou influenciadas pela principal (Mao Zedong).
Parece que Karl Marx superestimou a oposição entre capital e trabalho (capital variável) como a maior contradição do capitalismo. ... Tanto no capitalismo liberal, quanto no capitalismo de Estado, o capital e o trabalho se unem para aumentar a produção e a dominação da natureza.
As contradições do capitalismo são várias, são os obstáculos que estão por entre os processos, desde o inicio do sistema, na associação de mão de obra e meios de produção até a venda dos commodities para mais lucro.
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. ... Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção.
Segundo Marx, essa contradição possui três formas principais de manifestação: a contradição entre a relativa organização do trabalho em cada empresa capitalista e a anarquia que impera no nível de toda a produção; a contradição entre a tendência à ampliação da produção e a base estreita de consumo dos trabalhadores; e ...
Resposta. A mim claro fica que para Marx a contradição fundamental consiste no fato de que os trabalhadores, criadores da riqueza, são reduzidos a uma condição miserável. ... Mas a oposição entre a riqueza dos detentores de capitais e a miséria dos assalariados deve tornar-se cada vez mais insuportável.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.