A mistura é colocada dentro do balão de destilação e aquecida por meio de uma tela de amianto e um bico de Bunsen ou por meio de uma manta elétrica se a mistura for inflamável. Quando o líquido começa a entrar em ebulição, o seu vapor sobe e vai para o condensador.
Para a produção da água destilada, inicialmente se coloca a mistura (água do rio, por exemplo) no balão de destilação. Em seguida, liga-se o bico de bunsen para que a mistura seja aquecida. Com o calor, a água presente na mistura é transformada em vapor.
A destilação simples é aquela que ocorre da forma como descrita acima, acontecendo em duas fases: ebulição e condensação. Primeiro a água é aquecida e transformada em vapor que, em seguida, é resfriado até voltar ao estado líquido. Produz uma água livre de resíduos sólidos e quimicamente pura.
Catação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas. Esse processo, que separa substâncias sólidas de outras substâncias também sólidas (sólido + sólido), é feito de forma manual. Para tanto, utiliza-se apenas a mão ou recorremos ao auxílio de algum instrumento, geralmente uma colher ou uma pinça.
Em laboratório o aparelho que realiza a destilação é o destilador de água. De acordo com a Anvisa a água destilada produzida por um ou mais processos, como destilação simples, deionização, filtração, descloração ou outro, é denomina água reagente, adequados às características específicas de seu uso.