Raimundo Teixeira Mendes
"branco", significa o desejo pela paz. "azul", simboliza o céu e os rios brasileiros. "amarelo", simboliza as riquezas do país. "verde", simboliza as matas (a rica floresta brasileira)
Criada por Raimundo Teixeira Mendes, a atual bandeira brasileira foi oficializada em 19 de novembro de 1889 - quatro dias após a proclamação da República. ... A bandeira foi modificada para a forma atual porque os governantes brasileiros não queriam ter sua imagem ligada à do governo americano.
A Proclamação da República Brasileira ocorreu em 15 de novembro de 1889, e desde então o Brasil teve duas bandeiras oficiais: uma provisória, e a que vigora até hoje, representando a nação.
A bandeira Imperial do Brasil, que vigorou de 1822 a 1889, teve duas versões. As duas tinham fundo verde com o losango amarelo. ... A principal mudança foi o fundo da coroa que mudou de vermelho para verde.
Existem critérios até mesmo para o descarte da bandeira nacional. Quando ficam velhas e inservíveis, elas devem ser incineradas em um ato solene. Em Campo Mourão, cabe ao Tiro de Guerra promover a incineração, sempre no Dia da Bandeira, 19 de novembro.
44, que “destruir ou ultrajar a bandeira, emblemas ou símbolos nacionais, quando expostos em lugar público” era considerado crime, com pena de detenção de 2 a 4 anos. Tal decreto-lei, contudo, foi revogado pela Lei nº 6.
A presença da bandeira sobre os caixóes compreende um gesto de simbólico de patriotismo e respeito ao individuo. Dessa forma, este gesto se faz presente sobre militares, ou até mesmo alguns civis, como o Presidente e outros membros do Poder Executivo.
A partir daí, as posições vão se alternando: direita, esquerda, direita, esquerda até a última! É por essa razão, perfeitamente lógica, que as posições mudam. Quando as bandeiras são três, a do estado fica à direita da Nacional, porém, quando são quatro, ela fica à esquerda!
Prenda a polia ao mastro com fita adesiva na altura do ombro, corte (é uma volta contínua) com a faca ou tesoura e separe o lado livre da corda nova (a extremidade sem o gancho) à corda antiga usando um elo comprido. Remova a fita adesiva da roldana e abaixe a bandeira até o deck.
Segundo o texto, o símbolo nacional deverá localizar-se obrigatoriamente na manga esquerda ou do lado esquerdo do peito. Sua aplicação deverá obedecer às proporções estabelecidas pela Lei 5.
Primeiro segure a bandeira com o avesso para cima. Em seguida, dobre a bandeira ao meio, de forma que a parte inferior da bandeira fique por cima. Depois dobre ao meio novamente, agora a parte superior da bandeira ficará por cima.
A Bandeira Nacional quando suja ou empoeirada pode ser lavada sim. Não só pode, como deve ser lavada, pois o que a lei proíbe é apresentá-la em más condições. Não há na lei proibição para lavar bandeiras em bom estado, sujas ou empoeiradas pela ação do tempo.
ao final da dobragem, a Bandeira Nacional apresenta a maior parte do dístico para cima e é passada para o braço flexionado do mais antigo, sendo essa a posição para transporte; para a guarda, pode ser feita mais uma dobra no sentido longitudinal, permanecendo o campo azul voltado para cima.
15. A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. § 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.
São consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas: (…) III – Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de bôca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar; (...)
O hasteamento das bandeiras fica das 8h às 18h, com chuva ou sol, e após as 18h as bandeiras deverão ser sempre iluminadas por questão de respeito. Não é permitido hastear sem iluminação. A Bandeira Nacional, quando hasteada junto com outras, deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.
Elas devem ser hasteadas diariamente no Palácio do Planalto, nas sedes dos ministérios, no Congresso Nacional, nos tribunais superiores, nos tribunais de Contas, nas sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados e do Distrito Federal, nas prefeituras e câmaras municipais, nas repartições situadas em ...
Todos os dias, a Bandeira Nacional deve ser hasteada no Congresso Nacional, nos Palácios do Planalto e da Alvorada, nas sedes dos ministérios, nos tribunais superiores, no Tribunal de Contas da União, nas sedes de governos estaduais, nas assembleias legislativas, nos Tribunais de Justiça, nas prefeituras e Câmaras de ...
Deve-se levantar a bandeira até o topo do mastro. Em caso de hastemento em tripé, a bandeira nunca deve tocar o chão. Em caso de hasteamento simultâneo de 2 bandeiras nacionais, elas devem ter o mesmo tamanho ( o mesmo ocorre quando são colocadas na parede).
Significado de Hasteamento substantivo masculino Ato de hastear, de erguer uma bandeira ao longo de um mastro; alçamento: hasteamento da bandeira.
1. Elevar ou prender ao cimo de uma haste; içar; arvorar; desfraldar.
Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas, tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas.
Em especial, uma bandeira é símbolo bastante representativo da soberania de uma nação. Muitas vezes, seu conteúdo representa a história, lutas, convicções e esperanças de um povo. ... As bandeiras seguem regulamentação quanto à forma, cores e maneira de hastear. Esta regulamentação segue dispostos legais de cada país.