Tomando como exemplo um óleo SAE 15W 40 podemos dizer que: 15 – Significa que a viscosidade é de 15m²/s a uma temperatura de 0 ºC no momento em que se dá a partida no motor[CL2] . 40 - Significa que a viscosidade é de 40m²/s a uma temperatura de 100 ºC, quando o motor já está em funcionamento.
“É preciso ter um óleo que seja fluido o suficiente para a partida, com o motor frio, e eficiente para proteger os componentes do motor na temperatura normal de trabalho”, define Campos. Daí vem a classificação feita por dois números separados pela letra W (do inglês winter, que significa inverno).
No caso das normas ACEA, a letra “A” indica que o óleo é para motores a gasolina de veículos de passeio, a letra “B” quer dizer que o lubrificante é indicado para motores à diesel rápido (caminhonetes e jipes), enquanto a letra “C” significa que o óleo é feito para veículos à diesel pesado (ônibus e caminhões).
Quanto mais fino o óleo, melhor é a sua atuação em momentos críticos, enquanto os mais densos exigem um pouco mais de esforço para circularem pelo propulsor e suas partes. A natureza do produto vem descrita acima ou abaixo da viscosidade e indica se ele é sintético, semissintético ou mineral.