A dor é forte e na maioria dos casos provoca obstrução nasal, seguida por secreção amarela, dificultando a respiração. A sinusite crônica tem os mesmos sintomas, mas com intensidade diferente. A tosse costuma ser preponderante e geralmente noturna, aumentando de intensidade quando a pessoa se deita.
A tomografia computadorizada dos seios da face é solicitada quando o quadro de sinusite está fora do comum e há condições associadas que justifiquem uma intervenção cirúrgica. O exame pode requerer contraste, onde um jejum por 4 horas se faz necessário. O resultado permite visualizar toda anatomia dos seios nasais.
O diagnóstico presuntivo de sinusite bacteriana aguda é feito quando uma criança ou adolescente com IVAS aguda apresentar (Recomendação B) : Início grave, ou seja, febre concomitante (temperatura ≥39 ° C) e secreção nasal purulenta durante pelo menos 3 dias consecutivos.
Bacterianas: geralmente agudas e, comumente, causadas pelas bactérias: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, and Moraxella sp. Fúngica: Acomete, preferencialmente, pessoas com baixa imunidade. Quadros crônicos, que não resolvem com o tratamento padrão antibacteriano, devem ser suspeitos.
O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.