Adimanto volta à “realidade” e diz a Sócrates que o filósofo na verdade é muito diferente do que se há dito até então. Ele é um ser extravagante, senão desonesto, e, ainda por cima, inútil para a cidade. ... Estes são os sofistas, mercenários do saber, que buscam mais o agrado da multidão que o encontro com a verdade.
Significado de Justo substantivo masculino Quem age ou vive seguindo as normas da justiça e da moral; honesto. [Religião] Considerado puro diante de Deus; puro: os justos alcançarão os Céus. adjetivo Em conformidade com a justiça, com a razão; em que há equidade.
Segundo Aristóteles a justiça é uma disposição de caráter que torna os homens propensos a fazer e desejar o justo. Este primeiro sentido de justiça é chamado de absoluto e corresponde à virtude em sua totalidade, enquanto uma parte da virtude, a igualdade, será objeto da justiça em seu caráter particular.
Aristóteles entende o princípio da igualdade, através de duas formas fundamentais: da Justiça como virtude geral e como virtude especial, a segunda originando a “Justiça distributiva” e a “Justiça Corretiva”, e essa por sua vez subdividida em “Justiça Comutativa” e “Justiça Judicial”.
A justiça distributiva foi formulada pelo filósofo Aristóteles, que a considerava como uma forma de estabelecimento da igualdade proporcionalmente, ou seja, baseando-se no mérito do indivíduo, diferenciando-se da justiça corretiva, que prevê a igualdade absoluta.
A Justiça comutativa exige que cada pessoa dê a outra o que lhe é devido. A Justiça distributiva manda que a sociedade dê a cada particular o bem que lhe é devido. A Justiça geral, social ou legal determina que as partes da sociedade dêem à comunidade o bem que lhe é devido.
A Justiça Corretiva é uma espécie da Justiça Legal que possui igualdade mediante proporção aritmética entre uma perda e um ganho, sendo o juiz o responsável por julgar e corrigir esta disparidade causada tanto em transações voluntárias como involuntárias. Palavras-chave: Justiça, Injustiça, Justiça Corretiva, Equidade.
A justiça geral é representada pela lei, e a lei será justa porque refletirá as normas do Direito Natural, e estabelecerá a igualdade. Segundo a justiça particular um homem será justo à medida que pratique a igualdade, igualdade esta prescrita na lei. ... Não pode um homem ser justo e injusto ao mesmo tempo.