O nosso exemplo de grama para maquetes será utilizando pó de serra de madeira e tinta acrílica em tons verdes. Além disso, será preciso algumas ferramentas como: uma garrafa PET, um rolo, um par de luvas, uma peneira ou coador.
Aprenda a fazer árvores realísticas para suas maquetes
PASSO 1: Peneire o pó de serra a fim de separá-lo e deixar mais uniforme. PASSO 2: Na garrafa PET previamente cortada, coloque a tinta acrílica verde. PASSOS 3: Em seguida, despeje o pó de serra. PASSO 4: Utilizando uma luva, mexa com as mãos o pó de serra junto com a tinta até alcançar um tom verde uniforme.
A serragem chega em sacos, é peneirada e depois colocada em barris que recebem tinta dissolvida em água quente, depois água fria e a mistura prossegue manualmente. Aos poucos a serragem vai ganhando cores. Eles fazem uma cor de cada vez, o vermelho, verde, marrom, amarelo, roxo, azul, branco, entre outras cores.
Para fazer uma maquete escolar, os materiais usados são simples. Para a base da maquete escolar são utilizados isopor ou madeira. Utiliza-se caixinhas de fósforo, leite, pasta de dente ou remédios para fazer os prédios e as casas. Para esconder a embalagem, papel de seda ou tinta são as melhores opções.
Para fazer esta simpática casinha você irá precisar de: folhas de isopor; cola para isopor; estilete; EVA pink; florzinhas para enfeitar (com os modelos e cores de sua preferência); cola instantânea multiuso ou cola para EVA; e tinta pink (da mesma cor do EVA) e rosa, para pintar o isopor (aqui você pode usar tinta ...
para maquetes rápidas e com menos detalhes, utilize o papel paraná, um tipo de papelão que tem cor e densidade homogêneas; para estudos volumétricos, use o papel pluma ou depron, um tipo de isopor com alta densidade e ótimo acabamento.
A própria base da maquete também pode simplesmente ser pintada de verde. Para representar água, a areia também é uma boa opção, assim como gel, sabão em pó ou papel azul. Uma lâmina de acetato por cima do papel dá um efeito espelhado.
Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.
As maquetes são, geralmente, utilizadas em projetos de planejamento urbano mostrando o visual de novas construções no contexto da área existente. As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete.
Alguns exemplos de escalas de desenho
Lê-se escala 1 por 10. Cada unidade de grandeza real é representada por outra dez vezes menor; 20 m serão representados por 2 m, 1 m ou 100 cm por 10 cm. Na escala de 1:50 (1 por 50) temos 1 m ou 100 cm reduzidos 50 vezes, ou seja, 2 cm; 20 m serão portanto 40 cm. ... A escala real é representada (1:1), onde se lê 1 por 1.
Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território.
Escala 1:75 (um por setenta e cinco) Cada dois metros e meio de parede é igual, no traçado, a cerca de três centímetros e três milímetros.
Por exemplo, para um desenho feito em metros ( a = 1000), para saber o custom scale da escala 1:75 (b = 75), calculamos 1000 / 75 (1000 dividido por 75), cujo resultado é custom scale = 13.
A escala de 1:50 significa que para cada 1 cm representado no papel, essa medida corresponde a 50 cm reais. Ou seja, a representação do apartamento será 50 vezes menor no papel (na planta) do que é na realidade.
Resposta. A altura dela é de 150 centímetros, pois cada metro equivale a 100 centímetros!
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
Com base nas medidas contidas na planta baixa acima vamos calcular o metro quadrado desta casa ou apartamento. A formula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final.