Quando perceber que a calopsita está ameaçando alçar voo, compare a asa cortada com a outra e, se elas estiverem parecidas, está na hora de levar o pet até um profissional para realizar o procedimento novamente.
Tome cuidado para não cortá-las, pois elas irão sangrar. Se ocorrer sangramento em uma pena nova, deve-se arrancá-la totalmente com uma pinça, apertando a pena perto da pele e puxando-a, ou mesmo com a mão. Apare 8 penas de vôo, começando pela ponta da asa lembrando de pular a primeira e a segunda.
Use tesoura para cortar as penas primárias em cada asa, abaixo das penas de proteção (pequenas) que recobrem as primárias (penas de voo). Você pode cortar de 6 a 8 penas de voo das duas asas. 7. Caso você corte ou danifique uma pena que tenha sangue, arranque-a na base comum alicate ou uma pinça.
Como amansar uma calopsita
Faça carinho no seu pássaro. Enquanto ele estiver fora da gaiola, tente passar o dedo gentilmente na cabeça e no pescoço. Algumas calopsitas aceitam carinho, outras nem tanto. Pássaros pedem carinho abaixando a cabeça para você. Não se esqueça de sempre lavar as mãos antes e depois de brincar com ela.