Vamos agora definir os limites do istmo das fauces (comunica a cavidade bucal com orofaringe) que são, superiormente, a úvula, inferiormente, o dorso da língua e lateralmente, os arcos.
Ajude a inserir referências. Orofaringe ou bucofaringe comunica com a boca através do istmo da garganta, é um pequeno espaço da cavidade bucal compreendida entre a raiz da língua, o palato mole e a epiglote. É a única porção da cavidade bucal correspondente a uma cavidade real.
A cavidade da boca tem como limites: anterior e lateralmente os lábios e boche- chas, posteriormente o istmo da garganta, superiormente o palato e inferiormente o soalho da boca, onde encontramos fixada a língua. São formações limitantes da cavidade da boca: os lábios, bochechas, palato, soa- lho e istmo da garganta.
Em seguida o alimento desce para o esófago. A faringe humana é dividida em nasofaringe, localizada posteriormente à cavidade nasal; orofaringe, posterior à cavidade oral. A parte inferior da faringe, onde esta comunica com o esôfago, chama-se laringofaringe ou hipofaringe.
Ela comunica o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Sua localização no corpo humano é na região da garganta, com função de conduzir o ar até os outros órgãos do sistema respiratório, bem como conduzir os alimentos aos órgãos do sistema digestivo. Em repouso, tem aproximadamente 15 centímetros.
Situada na região anterior ao esôfago, a traqueia é constituída por uma série de cartilagens em formato de “C”, as quais são importantes para evitar o seu colapso e garantir uma passagem adequada de ar até os pulmões.
A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. Isso é importante porque o alimento, quando entra no sistema respiratório, pode causar asfixia e, até mesmo, morte.
Quase todos os corpos estranhos podem ser removidos das vias aéreas com um broncoscópio. Se o objeto não causar problemas respiratórios de emergência e for removido imediatamente, a maioria das pessoas se recupera bem. A inalação de objetos grandes pode ser fatal.
Antes de esclarecer essa dúvida, é importante explicar por que engasgamos. O engasgo acontece quando a epiglote (espécie de válvula localizada na parte superior da laringe que se fecha durante a deglutição) se abre, permitindo que o alimento ou líquido ingerido siga o caminho da respiração e não o da deglutição.