Nem toda gordura faz mal à saúde. Existem gorduras saudáveis conhecidas como insaturadas que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir doenças como infarto e derrame, por exemplo.
Elas podem ser 100% vegetais ou possuírem derivados do leite em sua composição: por isso é fundamental olhar os rótulos caso precise evitar laticínios! Já a gordura vegetal é 100% gordura, mas possui ar retido em sua massa. Alem disso sua composição foi feita para obter o melhor grau de creaming de todas as gorduras.
“Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry. ... Já o óleo e a gordura vegetal devem ser utilizados para as frituras em imersão.
Tanto óleos quanto gorduras podem apresentar origem vegetal ou animal e derivar de grãos (soja, milho, algodão, etc) ou frutos (oliva, coco, dendê). Os azeites são obtidos pela prensagem da polpa de frutos, como a azeitona e o dendê, enquanto que os óleos são extraídos de grãos oleoginosos.
Margarina - Feita principalmente à base de gordura vegetal com um pouco de gordura do leite (até 3%), teor de gordura em torno de 85%. ... Creme vegetal - Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas 42 a 68%.
10 alimentos ricos em gordura que você pode (e deve) incluir na sua dieta
Essas gorduras são divididas em dois tipos, monoinsaturadas e poliinsaturadas, e em geral são líquidas à temperatura ambiente. As gorduras insaturadas são consideradas boas porque além de reduzirem o colesterol total, o colesterol LDL (ruim) e os triglicerídeos, também ajudam a manter o colesterol HDL (bom) elevado.
As gorduras insaturadas (mono e polinsaturadas), também conhecidas como gorduras do bem, possuem duplas ligações de carbono. São de origem vegetal e líquidas na temperatura ambiente. Alguns alimentos ricos em gorduras do bem são os peixes, as castanhas e sementes, os azeites, o abacate e o côco.