Oligarquia é quando o governo é controlado por um pequeno grupo uma só família, partido ou classe social, já a Monarquia, o governo em que o rei é o chefe de Estado o cargo é em geral vitalício e hereditário. ... Monarquia um governa, oligarquia um pequeno grupo governa.
- Oligarquia: o governo é exercido por um grupo pequeno de pessoas, que desfrutam das suas vantagens. - Aristocracia: o governo é exercido por um grupo pequeno de pessoas, na maioria das vezes nobres.
Democracia é o governo em que o povo exerce a soberania. Sociedade livre em que prepondera a influência da maioria. ... Enquanto que na oligarquia o governo de um pequeno grupo. Esse grupo.
O primeiro termo refere-se ao critério que separa quem governa e o número de governantes. Temos, pois, três regimes políticos: a monarquia (poder de um só), a oligarquia (poder de alguns poucos) e a democracia (poder de todos).
Quais as diferenças e as semelhanças entre a democracia ateniense e a oligarquia espartana? Na democracia ateniese, o poder era exercido por assembléias de cidadãos; na oligarquia espartana, só os membros da GERUSIA. conselho formado pelos anciãos das família mais ricas, governavam a cidade.
Resposta: ARISTOCRACIA: nesse sistema o governo era exercido pela nobreza, hereditariamente. OLIGARQUIA: uns poucos, quase sempre proprietários de terras, controlavam a cidade-Estado. ... DEMOCRACIA: era o governo no qual todos os cidadãos tomavam parte, elaborando e votando leis.
Na ciência política, oligarquia ("oligarkhía" do grego ολιγαρχία, literalmente, "governo de poucos") é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação.
Prudente de Moraes
Washington Luís
A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos.
A República Velha pode ser considerada o período áureo da economia cafeeira agroexportadora, que favoreceu à acumulação de capital dos grandes produtores de café, e consequentemente o surgimento a indústria em nosso país. O grande problema econômico que a República herdou do Império foi a crise financeira.
Deu origem às três primeiras capitanias: Pernambuco, Bahia e São Vicente. Localizadas nas costas litorâneas do território, fizeram com que o Brasil se tornasse o maior produtor e exportador de açúcar da época. Pernambuco era a capitania mais rica, tinha as maiores fazendas e era a mais poderosa.