O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.
Cinza
Papel: As lixeiras recicláveis azuis têm a função de arrecadar todo o material de papel. Nelas podem ser descartados papéis de impressão, papéis de presente, livros e listas telefônicas, folhas de cadernos, caixas de papelão, cartolinas, papel cartão, jornais, etc.
Lixo reciclável Plástico: Garrafas PET, canudos e sacolas; vidro: copos, vidros de automóveis e frascos de perfumes; metais: latas de óleo, de refrigerante, de sardinha e embalagens de café; papéis: para escrever, imprimir e cartolina.
O lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, alguns tipos de plástico e alumínio. ... Se entre os resíduos tiver vidro quebrado, atente-se ao descarte correto para que não aconteça acidentes durante o processo de coleta e reciclagem. A reciclagem do papel também precisa de cuidados.
A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. ... Outro exemplo é o vidro.
O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros. ... Lembre esses resíduos devem estar secos.
Os principais papéis que podem ser reciclados são: jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, listas telefônicas, cartolinas, cartões, cartazes, aparas de papel, formulários de computador, sacos de papel, caixas de papelão (papel ondulado) e panfletos de propaganda. Estes materiais devem estar limpos e secos.
Jornais, revistas, correspondências, envelopes. Papéis de embrulho em geral, papel de seda, sacolas e sacos de papel, embalagem longa vida. Papelão, cartolinas, embalagem de ovo. Papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.
Recicláveis: Jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral.
Os materiais mais reciclados no Brasil
latas de alumínio
De acordo com dados da PNRS, cerca de 30% de todo o lixo colhido no Brasil têm potencial de reciclagem, mas apenas 3% é reaproveitado e transformado novamente em produtos.
De acordo com a definição do Ministério do Meio Ambiente, reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. De todo lixo produzido no Brasil, 30% tem potencial para ser reciclado, porém apenas 3% deste total é efetivamente reciclado.
No Brasil, o que não é reciclado vai parar em aterros sanitários, lixões ou os chamados aterros controlados (que, apesar do nome, não têm um controle tão rígido assim da contaminação do meio ambiente ou das pessoas que trabalham ali).
Na prática, o processo de reciclagem passa por 4 etapas: descarte, coleta, triagem e valorização.
O Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. Foram cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerarem dinheiro e emprego, acabaram descartados no meio ambiente. ... Por ano, são gerados quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% são reciclados.
De acordo com o relatório, 702 organizações de catadores de todo o país foram apoiadas e 3.
No total, segundo dados da WWF Brasil, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico em 2019, mas apenas 145 mil são recicladas em território nacional, ou seja, 1,3%. Com isso, o país se encontra muito abaixo da média global de reciclagem plástica – que é de 9%.
Quando começou a reciclagem? A preocupação com a produção excessiva de lixo e as maneiras reaproveitá-las surgiu na década de 1970, quando estudiosos e especialistas despertaram o interesse acerca dos problemas ambientais provocados pelos resíduos.
A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).
Gary Anderson
A ideia de colocar três recipientes na rua para conter diferentes tipos de lixo foi apresentada em Paris, em 1767, e novamente em Nova York, em 1895. A ideia não foi adotada, mas comercialmente tinha sentido.
A origem da coleta seletiva é na Europa, os países pioneiros nesta ação foram a Alemanha e a França que adotaram medidas que objetivavam a questão dos resíduos sólidos. ... O conceito de coleta seletiva é: coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição.
1º) As cidades daquela época era bem mais organizadas e limpas do que agora. 2º) Os lixos era tudo jogado dentro de um saco preto e colocado nas calçadas ou nessas cestinhas de lixo que temos hoje em dia, e depois passava um caminhão e recolhia.
Na época, o sistema de coleta de lixo – esse dos caminhões que passam hoje pelas ruas – nem sonhava em existir. ... Ou enterravam o lixo em seus quintais ou despejavam em terrenos baldios, nas ruas e nos rios. Existiam também os vazadouros, algo parecido com os lixões, muito deles (acredite!) nas praias!