Para rizomas leptomorfos sem colmos deve-se cortar um segmento com pelo menos três nós com gemas não usadas. Planta-se horizontalmente, a cerca de 30 cm abaixo da terra. No caso de rizomas leptomorfos com colmos deve-se cortar um segmento com algumas gemas e acima do primeiro nó do colmo.
Plante com o colmo acima da terra e o rizoma abaixo, a 30 ou 50 cm. No caso de rizomas leptomorfos, corte aquela parte que tiver algumas gemas, e se tiver colmo, acima do primeiro nó. Plante com o rizoma enterrado a 30 cm.
O lúpulo precisa de alta incidência solar, de 6 a 8 horas por dia. É uma planta que gosta de muita água, porém não gosta de solo encharcado. Por ser uma trepadeira voraz, ela precisa ser plantada em uma área com bastante espaço vertical.
Deixe o gengibre submerso em água morna durante uma ou duas noites. Isto facilitará a criação de brotos para a germinação. O vaso que receberá o gengibre deve ser grande (aproximadamente 35 cm x 30 cm) e conter argila expandida ou algum outro material que drene a água no fundo.
PROPAGAÇÃO - o gengibre propaga-se por meio de gomos. São pedaços de rizoma com um a dois brotos. Em um mês, as mudas estão prontas para o transplante em local definitivo. Os rizomas devem ser cobertos com uma camada de dez centímetros de terra depois de plantados.
A colheita do gengibre pode ocorrer de 7 a 12 meses após o plantio, quando as hastes e folhas começam a ficar amareladas. As plantas podem ser arrancadas com cuidado a mão ou a terra pode ser revirada, por exemplo, com forquilhas, para expor os rizomas, que são então lavados e deixados secar por um ou dois dias.
O açafrão não colhido no primeiro ano rebrota no início das chuvas e vegeta por mais um ciclo. No segundo ano, apresentará rizomas de maior tamanho e qualidade e maior produtividade. Essa é a chamada cúrcuma de dois anos. A colheita geralmente é manual, utili- zando-se enxada ou enxadão para a retirada dos rizomas.