Calorimetria: conheça o exame que olha para o metabolismo A calorimetria é capaz de estimar a quantidade de calorias diárias que o organismo gasta em estado de repouso por meio de análise do consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico. É hoje o melhor método disponível para examinar o metabolismo.
O exame é realizado em consultório, dura aproximadamente 20 minutos, e é totalmente indolor. É necessário que o paciente esteja em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado.
Levemente ativo = 1.
Para os homens, podemos usar a fórmula: TMB = 66 + (13,8 x peso em kg.) + (5 x altura em cm) - (6,8 x idade em anos). Para as mulheres, usa-se a fórmula: TMB = 655 + (9,6 x peso em kg.) + (1,8 x altura em cm) - (4,7 x idade em anos).
Para emagrecer pelo menos meio quilo por semana, o indivíduo deve gastar, em média, 500 calorias a mais do que ingere ao longo do dia. Para emagrecer 1 quilo por semana, é preciso ingerir 1000 calorias a menos que o gasto basal do organismo.
A taxa metabólica basal representa cerca de 70% das calorias que são queimadas pelo corpo. A porcentagem total dessa energia gasta é determinada pela taxa metabólica basal acrescida à atividade física realizada e às calorias que restam da ingestão e absorção de nutrientes.
Fórmula: Valor Calórico Total (VCT) = Harris Benedict + ADE (10% de Harris Benedict) + AF (fator atividade física). Como calcular: Para o corredor de 70 kg já citado anteriormente, o VCT = 1.
A ingestão alimentar diária é calculada pelo valor energético total (VET). É o VET que expressa quantas calorias (em kcal) consumimos no dia. Alimentos e bebidas fornecem a energia (em calorias) que pode ser metabolizada e utilizada pelo corpo. Gorduras fornecem mais calorias que carboidratos e proteínas.
A Taxa de Metabolismo Basal (TMB) é o número de calorias que o corpo queima em uma base diária para manter a massa magra do corpo. ... Conhecer o TMB é o primeiro passo para entender o que é necessário para perder, manter ou ganhar peso.
A Taxa Metabólica Basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.
A taxa metabólica basal apenas representa cerca de 70 por cento das calorias utilizadas pelo seu corpo. A quantidade total de energia que você queima é determinada pela sua taxa metabólica basal somada ao seu nível de atividade física e as calorias queimadas, quando você digerir alimentos e absorver nutrientes.
A relação é simples: quanto mais músculos você tem, mais veloz será seu gasto calórico. Cada indivíduo possui sua própria taxa de metabolismo basal. Ela se refere à quantidade mínima de energia (calorias) que cada pessoa precisa para manter suas funções vitais em repouso.
Se os músculos gastam mais energia do que gordura, melhorar o percentual de massa magra pode te ajudar a dar um gás no metabolismo. Por que? Porque assim você consegue aumentar a sua taxa metabólica basal e, segundo Renato, a queima de caloria está relacionada à quantidade de atividade física que você pratica.
O músculo consome muito mais calorias para se manter que a gordura, aumentando o gasto metabólico basal. É fundamental associar exercício físicos aeróbicos e resistidos (exemplo – musculação). Os exercícios resistidos estimulam mais a formação de músculo.