Karl von Linné, ou simplesmente Lineu, era um botânico sueco que, em 1735, propôs a classificação dos seres em grupos, os quais chamou de táxons. ... Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.
O Taxon (plural taxa) é a unidade taxonómica associada à classificação cientifica de seres vivos. Reino, ordem, género e espécie são exemplos de taxa.
A nomenclatura binomial é importante porque torna o nome de um ser vivo universal, sendo assim em todos os países do mundo vai ler aquele mesmo nome científico igual e isso evita aquele problema de por exemplo no Brasil que tem alguns estados que falam bolachas e outros biscoito, alguns dizem uruncum e outros coloral, ...
A nomenclatura universal permite que pessoas daqui, quanto em qualquer local no planeta usem o mesmo nome para um determinado organismo. Não havendo discordâncias/variações no nome.
A vantagem dos cientistas utilizarem nomes científicos, em vez dos nomes comuns, para identificar as espécies é a exclusividade e a possibilidade de catalogá-los. ... Isso facilita o trabalho dos pesquisadores e evita erros na hora de identificar uma espécie.
Os nomes científicos facilitam muito na hora dos estudos, isso porque, temos uma divisão de todos os animais em grupos e especies, sendo que com os nomes conseguimos identificar quais são do mesmo grupo ou não, e assim chegar as especies diferentes.
O Latim é tida como uma língua universal na ciência, é uma forma de facilitar a comunicação cientifica entre as diferentes populações, principalmente quando se fala em nome de especies de seres vivos.