A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. ... Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
A capoeira é uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, em ritmo de música e aspectos coreográficos. ... Além de ser utilizada para defesa física, a capoeira foi uma forma de resguardar a identidade dos escravos africanos. Principalmente porque ela se consolidou no Quilombo dos Palmares.
A capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de atividade física, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos de origem africana. Isso é tão significativo que no exterior a capoeira é conhecida como “brazilian martial art”, ou arte marcial brasileira.
O corrido, forma musical mais comum da roda de capoeira, é um canto onde a parte solista e a resposta do coro são equivalentes, em alguns casos o número de versos do coro superando os versos solistas.
A capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ela representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil.
Capoeira/Principais golpes
3-Sobre a capoeira, podemos considerar: I- A história da capoeira começa no séc. XVI, época em que o Brasil era colônia de Portugal. II- A capoeira é uma luta desenvolvida pelos escravos no Brasil e possui raízes culturais. ... III- III- No início, a capoeira foi disfarçada de dança, porque os senhores de engenho.
De acordo com a Unesco, a capoeira simboliza a resistência negra no Brasil durante o período da escravidão. Seu reconhecimento como patrimônio, argumenta a organização, reforça o valor da herança cultural afro-brasileira.
O berimbau é um arco musical originado de outros arcos de regiões africanas com ocupação banto. A forma atual e o modo de tocar são construções dos afro-descendentes brasileiros. O instrumento é composto pela verga de biriba, corda de aço, cabaça raspada, courão e caro.
berimbau
Os três tipos de berimbau são formados por uma vara de madeira e uma cabaça. O pandeiro é formado por pele esticada, com pequenas plaquetas de ferro dos lados. O Ganzá é feito de um tubo de metal ou plástico, com grãos em seu interior. O reco-reco é feito de bambu seco, com entalhes transversais.
A capoeira Angola diferencia-se da luta regional baiana de Mestre Bimba por possuir maior enfase em características como o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. ... Graças ao esforço de muitos Mestres e pessoas envolvidas com a capoeira.
O jogo termina quando um dos jogadores indica que não deseja mais jogar e cumprimenta o outro.
Assim como a música tem apenas sete notas, a capoeira Angola tem seus sete principais golpes que são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão. Outro movimento interessante para fazer com os alunos é o Aú.
É formada por três berimbaus: o berra boi ou gunga, berimbau médio e o berimbau viola. Além destes instrumentos, são utilizados um agogô, um reco-reco, atabaque e pandeiros. Em rodas de capoeira de Angola, os tocadores comumente estão sentados assim como os demais jogadores que não estão jogando nem tocando.
Vicente Ferreira de Pastinha
Pastinha
Resposta: Plasticamente a Capoeira Regional é identificada Golpes bem definidos, lentos, movimentos curtos, um jogo duro. Golpes bem definidos, pernas esticadas, movimentos amplos, jogo alto e objetivo.
Tem jogo específico para os toques específicos, tem fundamentos próprios. Jogo Regional pode ser de fora, como também pode ser de dentro. ... Mas tem que ser marcado, sincronizado no toque do berimbau único que segura a roda e dá o ritmo do jogo. Não tem que disparar apressado que não possa mais cantar.