Os neurotransmissores são as substâncias químicas responsáveis pela transmissão dos sinais de um neurônio a outro através das sinapses. ... Os neurotransmissores determinam o comportamento humano, a percepção dos nossos sentidos e também atuam na regulação das nossas emoções.
Um neurotransmissor pode ser definido como um mensageiro químico que é liberado pelos neurônios. Essa molécula garante que a informação seja levada a uma célula receptora. Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais.
A ação no cérebro Como a serotonina é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão. “Em pacientes com depressão existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor.
Então. “As endorfinas são os neurotransmissores mais famosos e importantes ligados ao exercício, pois dão sensação de bem-estar e até diminuem a dor”, explica o psiquiatra Luiz Scocca, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Assim, praticar atividade física para combater a depressão é uma estratégia saudável. Estudos confirmam que qualquer atividade física pode ajudar muito a alterar os padrões de humor e ânimo. Existem atividades físicas como corrida, bicicleta, esportes, yoga, etc., que beneficiam o coração, a respiração e a mente.
Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso causa a chamada “estabilização afetiva”, que ajuda a memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.
A serotonina, também conhecida como 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, é produzida em dois locais principais em nosso organismo: no Sistema Nervoso Central (SNC), pelos neurônios serotoninérgicos dos núcleos da rafe, e no trato gastrointestinal, pelas células enterocromafins. Também está presente em nossas plaquetas.