EQST

O Que A Identidade Surda?

O que é a identidade surda?

Identidade surda: diz respeito aos sujeitos surdos que se inserem plenamente na comunidade surda e se reconhecem como pertencentes à mesma, usam apenas língua de sinais, apresentam características culturais e forma de estar no mundo baseadas na visualidade, defendem e militam pelo direito de ser diferente e de ...

Qual o conceito de identidade surda multifacetadas?

IDENTIDADE SURDA: se constrói dentro da cultura surda e depende da relação com outros surdos. São multifacetadas, fragmentadas e mutáveis, assim, passam a ser surdos a partir da relação com outros surdos, dos elementos visuais e do “jeito de ser surdo”. DIFERENÇA: compreende-se o ser surdo e sua alteridade.

Qual a importância da identidade surda?

É através destas ações que se constrói a Identidade. A comunidade surda é um complexo de relações e interligações sociais, pois tais necessitam da língua de sinais e das experiências visuais para realizar uma comunicação satisfatória com as pessoas.

Como é construída a identidade surda?

Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os veem capazes como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre espaços culturais surdos; Cada identidade se fortalece quando os mesmos se relacionam com os seus pares. E é vista também como multiculturalismo.

Qual a importância do inês para as pessoas surdas no Brasil?

A grande missão do INES é promover a produção, desenvolvimento e divulgação nacional de conhecimento tecnológicos e científicos sobre a surdez. Além disso tem também como objetivo garantir o completo desenvolvimento da pessoa surda, o respeito aos seus direitos e sua plena socialização.

Qual é a importância da Lei de Libras para a comunidade surdo brasileira?

A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.

Como é a escrita de um surdo?

Para o surdo, a aquisição da modalidade escrita representa a alfabetização em uma outra língua com diferenças sintáticas, morfológicas e fonéticas. ... Ouvintes usam quase a mesma estrutura morfo-sintatico-semântica para o português falado e para o escrito. Relação essa não estabelecida entre a Libras e a língua escrita.

Como é a alfabetização de surdos?

Diante do processo de alfabetização, conclui-se que o surdo não é alfabetizado como os demais ouvintes, mas passa por um processo que chamamos de “letramento”. Destaca-se nessa aprendizagem a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), considerando-o bilinguismo.

Qual é a primeira língua dos surdos?

O bilinguismo defende o uso de duas línguas na educação dos surdos: a lín- gua de sinais como primeira língua, e a língua majoritária (a Língua Portuguesa, no caso dos surdos brasileiros), como segunda língua.