O organismo liberta, através das glândulas sudoríparas, água aquecida, que evapora na superfície externa da pele, libertando energia térmica para o meio ambiente e arrefecendo o organismo.
Quando se verifica um aumento de temperatura no exterior, através de mecanismos homeostáticos de termorregulação, a temperatura é reduzida por processos como a vasodilatação (os capilares aproximam-se da superfície cutânea, havendo uma transferência de energia para o exterior) e a produção de suor, que evapora, ...
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Quando suamos, o corpo perde água. para o ambiente. ... de calor será retirada do corpo, de modo que a perda de. calor mantenha a temperatura sem se elevar.
A evaporação do suor permite o resfriamento evaporativo do corpo, possibilitando que a superfície do corpo (e daí a temperatura interna) possa alcançar temperaturas menores do que a ambiente, dissipando o calor gerado pelo próprio metabolismo corporal e garantindo manutenção da temperatura corporal interna em torno de ...
Prática de atividades físicas: o suor tem a função de refrigerar o corpo, logo, quando suamos, o nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo esforço muscular. Quando fazemos algum esforço físico, a atividade faz com que seja produzido muito calor e a temperatura do corpo acaba aumentando.
Tratamento de Hiperidrose O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves, podem ser indicados medicamentos orais e de uso tópico. A aplicação de botox também ajuda a controlar a sudorese. Quadros mais graves, porém, podem exigir intervenção cirúrgica.