Pés e tornozelos inchados: 10 principais causas e o que fazer
Torção ou lesão Quando pisamos de forma errada ou levamos uma pancada no local, os primeiros sintomas são justamente o inchaço, possíveis manchas roxas e, muito provavelmente, uma dor incômoda e dificuldade para caminhar. Isso acontece porque os ligamentos esticam em excesso e incham, o que chamamos de entorse!
Para diminuir o inchaço, coma com mais frequência frutas, verduras e alimentos ricos em potássio, como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos. Além disso, chás, especialmente de boldo, hibisco e verde, têm função diurética e ajudam na diminuição da retenção de líquido.
O excesso de calor é inimigo da circulação sanguínea e faz com que as veias se dilatem, por isso, o inchaço, dor e até mesmo a sensação do ganho de peso são bem comuns nessa época do ano. O inchaço é o acúmulo de líquidos nos pequenos espaços ao redor dos tecidos e órgãos dentro do corpo.
O calor típico do verão brasileiro é sinônimo de pés e mãos inchados para algumas pessoas. O incômodo é resultado de um processo natural do organismo no intuito de controlar a temperatura corporal entre 36ºC e 36,5ºC, a fim de manter o funcionamento padrão dos órgãos.
Caso o local “afundar”, adquirindo a forma do seu dedo, e demore alguns segundos para a pele voltar ao normal, desfazendo a depressão formada, é sinal de que você está com retenção. Os tratamentos devem ser feitos de acordo com a causa do inchaço.
Praia, sol, mar e... inchaço. Comuns durante as altas temperaturas, pernas e pés inchados estão relacionados à retenção hídrica e, para os sendentários de plantão, à falta de exercícios físicos.
As mãos e dedos inchados são sintomas que podem surgir devido ao acúmulo de líquidos ou inflamação por causa de má circulação sanguínea, consumo excessivo de sal, alterações hormonais na TPM ou gravidez, e até mesmo a prática de atividade física, por exemplo.
Aqui estão 7 maneiras de reduzir a retenção de líquido:
Na região em que há inchaço, aperte com os dedos a pele por dois segundos e observe. Se a marca do permanecer durante três segundos, é sinal que há líquido retido nos tecidos periféricos, ou seja, retenção de líquido. Há ainda causas específicas que atingem mulheres que têm as pernas inchadas.
Teste rápido para identificar inchaço A nutricionista Evelin Siqueira tem outra dica para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos, há líquido retido nos tecidos periféricos.