O grau de parentesco, se estabelece a partir da relação entre pais e filhos e essa relação é conhecida como parente de primeiro grau. Se pai e filho são de 1º grau, logo, entre o filho e seu avô a relação é de parente de segundo grau (porque existe um grau entre o pai e o avô).
Para a lei, parentesco conta-se em linha reta (quando uma pessoa eh descendente ou ascendente de outra, como pais, avos e bisnetos) ou linha colateral /transversal (quando duas pessoas tem um ascendente comum, como os irmaos, tios, sobrinhos e primos).
O Código Civil define o chamado “parentesco civil” ou “legal” por exclusão, incluindo na categoria todo parentesco que decorra de origem não consanguínea.
irmãos consanguíneos: irmãos filhos do mesmo pai e de mães diferentes. parente consanguíneo: parente por consanguinidade.
O casamento consanguíneo é o casamento que acontece entre parentes próximos, como tios e sobrinhos ou entre primos, por exemplo, o que pode representar risco para uma futura gestação devido a maior probabilidade de herança de genes recessivos responsáveis por doenças raras.
1 Qualidade ou condição própria daquilo que é consanguíneo. 2 Jur Parentesco entre os que procedem do mesmo pai; parentesco por linha paterna. 3 por ext Qualquer parentesco sanguíneo, seja por parte da mãe ou do pai, em oposição a parentesco por afinidade; laço de sangue; sanguinidade.
Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Genética Médica, se os pais não são parentes, a chance de ter uma criança com defeito congênito ou deficiência intelectual gira em torno de 2% e 3% a cada gestação. Se os pais são primos, a chance cresce, girando em torno de 5% e 6%.
Temos então, que, de acordo com a lei, não podem se casar pais e filhos, avôs e netos… ... Além disso, conforme a previsão legal, não se permite o casamento de “parentes afins”.
Gênesis capítulo 18. III - Um fato claro: a Bíblia revela que é o caso das filhas de Ló, que embebedaram seu pai, para que se conservasse a descendência da família. Está relatado isto em Gênesis 19:31 a 38. ... Ou seja, era permitido a união entre irmãos, mas não de filhos com os pais.
Primos também podem se casar, já que a proibição do casamento entre parentes e os impedimentos matrimoniais vão até parentes de terceiro grau, e primos são considerados colaterais em quarto grau.
Por exemplo, o filho do primo é chamado de primo-sobrinho e o primo do pai é chamado de primo-tio, sendo os dois filhos de dois primos diferentes primos de terceiro grau entre si, e assim por diante. ... Primos — são os que têm os mesmos avós (paternos ou maternos).
Um namoro na adolescência é um acontecimento muito normal e não é motivo para se desesperar. Seus filhos estão passando por diversas mudanças e fazendo descobertas, entre elas o amor. Receba o(a) namorado(a) de braços abertos, estabeleça limites e aposte na confiança construída até aqui.
Não existe regra ou uma idade mínima para o primeiro relacionamento amoroso. Uma menina de 16 anos pode não estar pronta, enquanto um garoto de 14 talvez esteja mais maduro, ou vice-versa. Não permita o namoro na pré-adolescência só porque outros pais deixam, ou proíba porque os demais o fazem.