O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. ... O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
O despotismo esclarecido foi uma forma de governo inspirada em alguns princípios do Iluminismo europeu. O fenômeno ocorreu em certas monarquias da Europa continental, sobretudo a partir da segunda metade do XVIII.
Veja quais foram os principais pensadores iluministas e seus ideais, em muitos casos, polêmicos.
Montesquieu defendia a divisão do poder em três: ... Poder Legislativo (órgão responsável pela elaboração das leis e representado pelas câmaras de parlamentares); Poder Judiciário (órgão responsável pela fiscalização do cumprimento das leis e exercido por juízes e magistrados).
As principais ideias defendidas pelo iluminismo são a do uso da razão e do racionalismo como forma de iluminar o caminho do desenvolvimento humano; ou seja, em vez de valorizar a ignorância deveria-se preconizar o pensamento racional.
Explicação: Os aspectos principais que definiram o pensamento social de Rousseau foram: a concepção de que a natureza humana é boa (o que o colocou frontalmente em oposição ao filósofo do século XVI Thomas Hobbes) e de que, derivada dessa concepção, a sociedade é quem a corrompe.
A defesa do livre pensamento foi o pilar da filosofia de Voltaire. Ela pode ser sintetizada em uma frase que lhe é comumente atribuída: “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la”.
Eleanor Roosevelt e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O artigo XIX estabelece que "todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão".
John Locke
Denis Diderot- Grande escritor contribuiu para a produção da primeira enciclopédia... Defendia os avanços cientifícos e tecnológicos da época, também defendia a eliminação da influencia teológica da igreja sobre a politica e sobre a educação da sociedade e criticou também o absolutismo.
Um pensamento rebelde na Era da Razão Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1784) e seus pares exaltavam a razão e a cultura acumulada ao longo da história da humanidade, mas Rousseau defendia a primazia da emoção e afirmava que a civilização havia afastado o ser humano da felicidade.
lO iluminismo defendia o uso da razão, que era a luz, contra o antigo regime, que era como trevas. Essa razão seria um caminho para a liberdade e a autonomia. Também defendia maior liberdade econômica, a criação de escolas (para tornar o povo mais educado) e a liberdade política e religiosa.
O iluminismo foi um movimento ideológico que aconteceu no século XVIII e pregava contra o regime das trevas e busca de luz, liberdade econômica e política. Os ideais defendidos eram de igualdade, liberdade e fraternidade. Lutavam contra o mercantilismo, a intervenção do Estado na economia, burguesia e seus ideais.