A aprendizagem organizacional ocorre quando se consegue implementar na organização um circuito duplo de aprendizagem por meio do desenvolvimento das seguintes ações: I- Atribuição de um sentido comum à ação de todos. II- Questionamento do sistema atual. III- Curva de aprendizado restrita ao aprendizado operacional.
A aprendizagem prática é construída com conhecimentos aplicados na na rotina de trabalho entre colaboradores, de maneira informal. Ela se relaciona com a aprendizagem individual. Com este método, os profissionais compartilham seus conhecimentos e estarão sempre aprendendo ou aperfeiçoando o que já sabem na prática.
A cultura de aprendizagem constitui um conjunto de práticas e ações realizadas dentro da empresa para desenvolver o potencial dos colaboradores, de forma que eles estejam sempre aprendendo coisas novas, aprimorando suas habilidades e compartilhando conhecimento entre si.
Você pode, por exemplo:
A cultura de aprendizagem contínua é quando a cultura organizacional da empresa preza pela busca do conhecimento diariamente. Assim, o aprendizado deve ser tema central nas atividades da empresa. Esse é um processo que exige continuidade e planejamento.
Pode acreditar, os primeiros registros da origem do EAD datam de 1928. Certamente, a realidade era bem diferente da que conhecemos hoje, mas a essência do que é EAD permanece a mesma. Na época, um professor americano chamado Calleb Phillips enviava cartas aos seus alunos com conteúdos sobre Taquigrafia.
Trabalho Docente. Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. ... Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
É um processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer parte da sua vida.
A aprendizagem organizacional considera que todos os conhecimentos, informais ou formais, podem ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a empresa. Este conjunto de informações também pode ser utilizado para que a companhia crie seu próprio modelo de gestão.
O desenvolvimento organizacional é uma estratégia que visa, a partir da análise desses fatores internos e externos, aperfeiçoar crenças, valores e as estruturas organizacionais, para que a empresa consiga acompanhar as mudanças e tendências do mercado para garantir seu funcionamento.
Conforme dito, a aprendizagem organizacional apresenta-se como uma chave para compreender o desenvolvimento de competências, e o desenvolvimento de competências é um caminho para compreender os processos de aprendizagem organizacional.
É a arte de transformar conhecimentos individuais em competências chave para manter a organização constantemente alinhada com os desafios e com as novas demandas do mercado.
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
Assim, a aprendizagem organizacional facilita esse processo de gestão de novos líderes, justamente porque define as rotas de aperfeiçoamento pelas quais passa um indivíduo dentro de uma empresa, removendo os empecilhos e criando espaço para sua decolagem.
A importância da Gestão do Conhecimento Também amplia a vantagem competitiva, reduz custos com planejamento e desenvolvimento gerando novos modelos de negócio, melhor aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual da empresa.
Principais benefícios de investir em treinamentos e desenvolvimento nas empresas
Por que o treinamento e desenvolvimento de funcionários na empresa é importante? Realizar o treinamento e desenvolvimento da equipe permite que a organização tenha aumento de produtividade e motivação, além de obter, por parte dos funcionários, soluções e inovações referentes aos problemas do dia a dia.
O treinamento busca, principalmente, reduzir as probabilidades da pessoa incorrer em erros, ensinar as questões que precisam de foco maior e propiciar a segurança no local de trabalho. Já o desenvolvimento busca o crescimento do colaborador dentro das técnicas profissionais que o trabalho exige.
O resultado esperado em um treinamento gerencial é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, como expresso na alternativa B.