As possíveis soluções para um Reforço de Fundação são a substituição da Fundação por outra nova, deixando a Fundação antiga no terreno, ou a realização do Reforço de Fundação já existente, utilizando novas estacas, na maioria das vezes de características mais resistentes, mas fundados conjuntamente com os originais.
A elaboração de um Laudo Técnico Estrutural deve ser o primeiro passo para a recuperação de qualquer estrutura, seja em concreto armado ou mesmo em estruturas metálicas, devendo fornecer claramente as causas do problema e expor de forma explícita as suas soluções incluindo uma previsão dos custos financeiros da obra da ...
A infiltração é um dos maiores problemas que ocorrem nas construções. A grande maioria dos materiais utilizados nas construções são porosos. ... Cada um em determinado grau, mas ainda assim apresentam espaços por onde a água se infiltra.
Problemas estruturais são, normalmente, os que resultam de uma inadequada organização daquilo a que se referem. Tanto pode ser uma escola, como um ministério ou, mesmo, o próprio país.
Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.
Rachadura na diagonal significa recalque diferencial na fundação, ou seja, uma ou mais sapatas estão afundando de forma desuniforme, caso sua casa esteja estruturada, ou seja com fundação, pilares e vigas.
Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:
Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.
De acordo com o especialista Igor Kipgen, geralmente as pessoas usam o detergente porque ele diminui o atrito com os demais componentes da argamassa e melhora de certa forma a trabalhabilidade. Ele consegue quebrar as tensões superficiais, fazendo com que uma molécula se misture com outra.
A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Já as rachaduras são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo.
A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.
Agora, mãos à obra!
Abra a fissura trinca ou fissura usando uma espátula. Ideal abrir até obter uma largura mínima 3 mm por 10mm de profundidade. Se a trinca de sua laje possuir mais que 3mm, basta limpar a trinca removendo os resíduos e poeira lá de dentro.
Com uma espátula em formato “V” (conhecida “abre trincas”), abra a fissura em toda a sua extensão, removendo todo o acabamento da parede e também a pintura nas laterais da abertura. Com um pincel, a depois com um pano úmido, limpe toda a abertura feita, eliminando partículas que venham a prejudicar o acabamento.
Se estiverem as fissuras estiverem mais afastadas, é necessário estabilizá-las ou por colagem com material epoxídico ou poliuretano, por exemplo, ou pela costura com barras de aço, inseridas de forma inclinada na lateral da fissura e coladas com epóxi, de modo a unir as duas faces da fissura, que posteriormente deve ...
Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso acontece porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação exotérmica (libera calor). ... Portanto, é importante prestar atenção no processo de cura do cimento.
Após a pega, é realizado o acabamento com a acabadora até que a superfície fique lisa. Esse é o procedimento que irá garantir o efeito “polido” ao piso; Depois de 3 ou 4 dias após a concretagem, é necessário fazer os cortes de juntas de dilatação utilizando uma serra de carrinho ou serra clipper.