Para controlar as epidemias e as en- demias nos territórios geográficos das equipes de saúde da família, são de fundamental importância o trabalho intersetorial e as discussões sobre responsabilidade sanitária como um dever do cidadão e da sociedade.
Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas.
Uma doença endêmica é aquela que se manifesta com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais.
Resposta. A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, se espalhando por um ou mais continentes. ... e a epidemia é a propagação de uma doença infecciosa, que surge rapidamente em determinada localidade ou em grandes regiões e ataca ao mesmo tempo um grande número de pessoas.
Atualmente, doenças evidentes como a dengue, e negligenciadas como a chagas, têm levado milhares de pessoas a óbito. Logo, a falta de investimento na infraestrutura é um dos principais motivos pelo qual ocorre essa disseminação tão rapidamente.
Desde que foi “descoberto”, o Brasil enfrentou várias epidemias, como as de varíola, febre amarela, gripe espanhola, poliomielite, meningite, só para citar as mais devastadoras.
Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto.