Raciocínio Logico - Como melhorar o seu para prestar concursos
Como o raciocínio lógico ajuda a associar conteúdos e a organizar os pensamentos, isso contribui também para o aprendizado da criança. Consequentemente, o seu desempenho escolar pode ser melhorado — não apenas em disciplinas como matemática, como também naquelas que abordam linguagem, memorização e argumentação.
É indispensável que o ser humano tenha um raciocínio lógico para organizar os pensamentos e assim obter bons (e quem sabe, ótimos) resultados em suas atividades cotidianas. ... Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta.
Consequentemente, uma pessoa com conhecimento de lógica tem mais probabilidades de raciocinar corretamente. ... O estudo da lógica proporcionará as pessoas analisar e identificar métodos incorretos de raciocinar, não apenas os das outras pessoas, mas também seus os próprios.
Ela é a base de todo o conhecimento em programação, pois com a lógica você aprende a escrever um código para o computador interpretar corretamente, você aprende a se comunicar com a máquina a partir de uma linguagem – seja ela qual for.
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala. ... Esse sentido fundamenta-se na estrutura lógica, quando algo "tem lógica" quer dizer que faz sentido, é uma argumentação racional.
A lógica é necessária para analisar as crenças de outras pessoas. ... O estudo das falácias lógicas (erros comuns no raciocínio) é importante para raciocinar criticamente através dos argumentos dos outros.
Sua principal função é analisar a validade de argumentos por meio de um sistema simbólico. Assim, o estudo da lógica matemática constituiu-se, no mundo moderno, como um importante ferramental para o diagnóstico da qualidade de um argumento filosófico, em diversos pontos.
Lógica é a antessala do pensamento filosófico, porque é ela que organizará o pensamento para que possa fluir de modo sistemático, metódico, organizado. ... Ou seja, a Lógica é o que existe de mais básico e indispensável na Filosofia. Ela é o princípio, o meio e o fim do pensamento filosófico.
Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal).
Aristóteles determinou dez gêneros supremos que constituem as Categorias: substância, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, posição, posse, ação e paixão. As categorias não são exclusivamente predicamentos ou termos.